Home Matérias A RESILIÊNCIA EM MGA BATANG POZ

A RESILIÊNCIA EM MGA BATANG POZ

Olá, meus amores, estamos de volta, e é sempre um prazer estar aqui com vocês!

Vamos falar de um assunto muito importante e assustador no mundo inteiro que é o HIV e a AIDS. Essa doença é muito temida desde sua descoberta e vamos falar um pouquinho dela. Para citar alguns pontos como exemplo faremos reviews da série “MGA BATANG POZ”. Drama filipino de 6 episódios que fala de pessoas portadoras do vírus, e a cada capítulo, usaremos um tópico diferente. O tópico de hoje é: “ ACEITAÇÃO”. 

Agora vamos para uma pequena pesquisa sobre o que é HIV e AIDS? Como ela foi descoberta e quais foram os cientistas autores?

 

Há mais de 3 décadas, o vírus HIV e a AIDS surgiram no mundo. Por volta de 1981, eclodiram os primeiro casos, mas somente em 1983 conseguiram identificar e isolar o vírus. Esse feito se deve a dois cientistas de países diferentes, que em suas disputas na área científica, chegaram a essa tão bombástica descoberta. São eles: o francês “LUC MONTGNUR” e o americano “ROBERT GALLO”.

Ambos vinham fazendo pesquisas há anos sobre a doença que era transmitida pelo contato com sangue e relações sexuais.Por volta de 1982, apareceram casos de AIDS em São Francisco e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e o americano Gallo suspeitava que um retrovírus poderia ser o responsável pela infecção, dessa forma, utilizou um método de pesquisa próprio e confirmou sua teoria em relação ao vírus.

Por meio de um microscópio eletrônico, Robert usou glóbulos coletados de alguns pacientes e pôde identificar algumas particularidades que o diferencia o rotavírus dos demais, desde então nasceu o primeiro artigo sobre HIV e AIDS. Assim, mais casos foram isolados para estudos com rapidez, pois a doença foi se alastrando vertiginosamente principalmente em homossexuais. 

 

Qual a diferença de HIV para AIDS?      

A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo para lutar contra outras infecções. Não existe cura para a doença, porém, existem retrovirais capazes de aumentar a expectativa de vida dos soropositivos.

Já o HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS. O HIV é sexualmente transmissível, mas também pode ser contraído pelo contato com o sangue infectado; além desse, há a transmissão pela forma vertical, ou seja, da mãe que transmite para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima de 36,7 milhões de pessoas no mundo inteiro são soropositivos. Além disso, a OMS também estima que desde que foi descoberta, cerca de 35 milhões de pessoas morreram pela defasadas pelo vírus do HIV. 

 Os primeiros sintomas da AIDS são:

 

  • Candidíase oral;
  • Sensação constante de cansaço;
  • Aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Fraqueza orgânica;
  • Transpirações noturnas;
  • Perda de peso superior a 10%.

 

Em casos mais graves, quando a doença já está mais avançada, os sintomas são:

 

  • Febre;
  • Afecções dos gânglios linfáticos;
  • Faringitedores musculares e nas articulações;
  • Ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias;
  • Feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais;
  • Falta de apetite;
  • Estado de prostração;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz;
  • Perda de peso;
  • Náuseas e vômitos.

 

Depois de sabermos um pouco sobre essa doença e seu surgimento no mundo, vamos agora, por meio da série MGA BATANG POZ, contar um pouco de como é esse vírus no mundo real. A série é um drama BL filipino que conta a história de quatro jovens homossexuais que se conhecem em um grupo de bate-papo em que só há pessoas com HIV ou como eles chamam “PETE”. Vários jovens fazem parte do grupo “Pete” e conversam sobre suas experiências, assim, resolvem marcar um encontro para se conhecerem pessoalmente. Uma vez marcado o encontro, eles se conhecem e nós também vamos conhecer um pouco mais deles.

Chunchay, Luiz, Enzo e Gaby foram os únicos que apareceram no local marcado, e a princípio, alguns ficaram vergonhosos, exceto Chunchay, que aparenta ser muito alegre e divertido, logo interage na conversa para mudar o clima tenso e já que online todos têm apelidos, agora se apresentam formalmente. Começam, um bom papo porém, diferente das redes sociais, falar pessoalmente sobre suas vidas com o problema que vivem é mais difícil do que todos pensavam, portanto se percebe que eles aceitaram a situação de estarem com um vírus mortal no corpo, mas continuam lutando para viver ainda que com muitos problemas.

Uma amizade começa a nascer entre os quatro, todos lutam para manter a vida ainda que seja um pouco difícil. Depois das apresentações e algumas palavras, um dos problemas causados pelo emocional começa se manifestar e Luiz, quis abandonar o encontro. Nesse momento, o problemas emocionais começam a ser notados, em que muitas pessoas portadoras do vírus HIV fazem o possível para se manterem firmes,  o que não significa que não são abalados psicologicamente. E para mudar o foco dos pensamentos, surge uma ótima ideia: resolvem sair e passar o dia juntos ainda que esse seja o primeiro encontro.

Jovens felizes e brincalhões se divertindo é assim que a vida tem que ser, ou pelo menos é assim que se deseja. Escolheram um local simples e aconchegante ligado a natureza e, como era hora do almoço, logo optaram por um bom lugar para fazerem a refeição. Após realizarem o pedido e ficarem à espera, notaram uma brincadeira na mesa para divertir os clientes enquanto aguardavam, aqui no Brasil chamamos de verdade ou consequência. 

As pessoas fazem um círculo e giram um certo objeto no chão em cima de um móvel ou qualquer outra coisa, os brasileiros costumam usar uma garrafa que ao parar os movimentos, aponta na direção de duas  pessoa tanto o fundo quanto a ponta da garrafa, então ambas as pessoas indicadas devem, uma fazer a pergunta e a outra responder, mas tem uma regrinha, quem não falar a verdade sofre as consequências e essa fica a critério da criatividade de cada um, muitos até ingerem bebidas como forma de pagar.

 Os filipinos, em vez de usar um elemento para girar, usam palitos já com as perguntas prontas, e para escolherem, tem que fecharem os olhos. Deram início a brincadeira e logo as perguntas começaram a surgir, mas algo diferente também se manifestou, ao ter que falar a verdade levou cada um a pensar em coisas dolorosas, que mesmo fazendo parte do passado, ainda assombra suas mentes, e até o mais alegre e divertido deles viajou em pensamentos dolorosos.

Não foram ditas mentiras a cada resposta, mas ficaram expostas a profundidade das verdades ditas. A questão não é só eles serem soropositivos, e sim como contraíram a doença? Nos pensamentos que foram levados por alguns segundos, começam a mostrar que a vida de quem tem esse problema é mais complicada que os demais, o doente não só tem que se aceitar e enfrentar a aceitação do outros que nem sempre é compreensiva e que, ao invés de ajudar, alimenta o medo e diminui a vontade de viver. 

É difícil tocar a vida adiante quando se sabe que tem uma doença sem cura, e como se não bastasse enfrentar o preconceito por ser homossexual, ainda sentem o peso da discriminação. Quando se é tão jovem e de certa forma carrega a morte dentro de você, o peso do próprio corpo parece ser insuportável. Com isso, muitas coisas vão embora, inclusive pessoas que dizia amar os abandona, nessas horas um ótimo começo é aceitação, aceitar sua própria situação e não desistir em nenhum momento de lutar. No final do primeiro episódio teve uma coisa bem legal e que funciona como terapia para poder desestressar os males da vida, pegar objetos quebráveis como pratos ou copos e atirar em uma em uma parede,a cada item jogado extravasa um pouco a tensão que há dentro de cada um.

Bom meus amores, essa foi só o primeira parte, eu espero que tenham gostado, deixem seus comentários e até breve.

CR:https://pifansubs.blogspot.com/2019/07/mga-batang-poz.html

Fonte:https://segredosdomundo.r7.com/aids-descoberta-sintomas/

Pacote de amor
Pacote de amor
Sou uma jovem sonhadora que deseja um dia se tornar uma Psicóloga,não para controlar mentes,mas porque acho fascinante o mundo das ideias. Gosto de tudo um pouco,buscando sempre ser protagonista no teatro da minha vida.
Pacote de amor
Pacote de amor
Sou uma jovem sonhadora que deseja um dia se tornar uma Psicóloga,não para controlar mentes,mas porque acho fascinante o mundo das ideias. Gosto de tudo um pouco,buscando sempre ser protagonista no teatro da minha vida.
3,942FansLike
3,020FollowersFollow
6,546FollowersFollow
1,800SubscribersSubscribe

Mais Lidos

Tharn e Type: Um guia para entender e se apaixonar

Olá meus bombons de licor, tudo bom vocês? Hoje nós vamos falar sobre uma série que está prevista para estrear ainda esse ano e já...
%d blogueiros gostam disto: