Home K-pop Os Rigorosos Padrões de Beleza Coreanos

Os Rigorosos Padrões de Beleza Coreanos




Olá, meus denguinhos! Hoje eu vim falar sobre um assunto sério que, provavelmente, vocês leem muito a respeito: os  padrões de beleza sul-coreanos e suas consequências para nossos idols e população num geral.  

Como quase sempre faço, irei dividir este post em tópicos. Sendo você do mundo do Kpop ou não, acho que seria interessante ler até o final, pois informação nunca é demais, assim como opiniões diferentes, certo? Então, vamos começar! 

 

  • Padrão de Beleza Coreano No Geral 

Algumas características valem tanto para homens quanto para as mulheres e é isto que irei abordar neste tópico. 

A Coreia idolatra o rosto pequeno e fino em formato de V (o famoso V-Line). Para eles, a cabeça deve ser menor que o corpo para ser proporcional, olhos grandes, pálpebra dupla, nariz fino com ponte alta, pele clara e sem imperfeições. Tudo isso, cria uma aparência delicada e jovial, é isso que muitos cidadãos coreanos buscam quando resolvem fazer uma cirurgia em alguma parte do rosto. 

Na Coreia, pele clara é demasiadamente virtuoso, uma vez que, historicamente, as pessoas de pele escura são trabalhadores braçais do campo. Porém, creio que isso seja assunto para outro momento, já que é algo comum em outros países asiáticos. 

 

Yoona do girl group Girl’s Generation, tem uma beleza almejada na Coréia.

 

 

  • Corpo ideal

Com as mulheres, sabemos que a cobrança com o peso é superior ao dos homens e elas costumam sofrer mais críticas com relação a isso. Vocês vão poder perceber melhor agora: 

 

Mulheres-> A altura ideal de uma mulher coreana varia de 1,63cm a 1,73cm. Abaixo ou acima disso, a mulher é considerada baixa demais ou alta demais para os homens, o que não é bem  visto. De acordo com os padrões, ter as pernas maiores que o tronco é considerado bonito e as coxas devem ser finas e não se encostarem. Inclusive, elogiar as coxas de uma coreana, como fazemos no Brasil, é algo ofensivo, porquanto é como se você dissesse que ela está gorda. Elas também devem ter cintura fina, seios e bumbuns avantajados (o famoso “S-Line/ corpo em formato de S). 

 

A solista Sunmi tem um corpo dentro dos padrões coreanos.

Homens–> Para os homens, a altura ideal é de 1,75cm para cima. Eles devem ser magros e com abdômen definido.  

 

Baekhyun do boy group EXO se encaixa nesse padrão

 

Sentiram essa diferença gritante? Desesperador, não acham? 

 

 

  • K-idols e a ditadura dos padrões de beleza 

Padrões de beleza são tóxicos por natureza. Agora imaginem como é um padrão de beleza num país extremamente rigoroso nesse quesito, em cima de um artista público? É desumano!  

São incontáveis os idols femininos e masculinos que se submetem a dietas absurdas para manterem a imagem ideal para a mídia. Isso quando eles comem. Alguns chegam a adquirir distúrbios alimentares. Às vezes, eles nem ganham peso direito, mas se for o suficiente para aumentar determinada parte do corpo deles, pode ter certeza que serão críticas atrás de críticas, seguidas de xingamentos, piadas e exigências de perda de peso.  

Ainda devemos nos preocupar com as cirurgias plásticas, que mais da metade dos k-idols já fizeram ao menos uma. Mesmo a Coreia sendo um país evoluído, com profissionais sucedidos, existem o risco de infecções e erros cirúrgicos. Ademais, o fato mais triste é saber que 80% das vezes, as cirurgias são feitas não porque eles queriam por si, e sim, para se adequar aos padrões e não serem considerados “feios”. 

 

  • A população e os riscos 

Deveras, é preocupante, não só para as figuras famosas, como também para a sociedade. A imposição desses padrões são prejudiciais para qualquer um, fisicamente e psicologicamente. Não é à toa que a Coreia tem altíssimos índices de suicídio. Claro, esse não é o único motivo. Entretanto, temos conhecimento que esse tipo de opressão pode colaborar em muitos casos. 

  • Devemos ter esperança? 

Em 2016, houve o surgimento da primeira modelo Plus Size, Vivian Geeyang (instagram: @plusmodel). Além disso, atualmente existem lojas de roupas online que disponibilizam todos os tamanhos de roupas.  

 

                                Vivian Geeyang

Para finalizar, em 2018, coreanas criaram um movimento questionando os padrões de belezas do país. O movimento “Escape The Corset” (Fuja do Espartilho) foi criado com a intenção de questionar a imposição dos padrões de beleza. O movimento aconteceu nas redes sociais, inclusive com youtubers que faziam tutoriais de maquiagem e consiste em mulheres abandonando a maquiagem, cortando o cabelo e largando as rotinas diárias de cuidados.   

Vocês podem ler mais a respeito clicando aqui.

Não há dúvidas de que aos poucos, mais lento do que tartarugas, a sociedade coreana está abrindo os olhos. Não só para isso, como para outras causas importantes. No entanto, o caminho a percorrer ainda é longo e precisa de muita, mas MUITA melhoria. O que nos resta fazer é esperar que seja o quanto antes. 

 

  • Opinião e conclusão pessoal 

Como fã de kpop e até de atrizes/atores do país, me entristece ver o quanto os meus idols sofrem com a pressão em cima deles. É horrível vê-los em dietas desnecessárias, passando por procedimentos cirúrgicos, submetendo-se a clareamento da pele, tudo para se encaixarem nos padrões e não receberem hate e críticas dos próprios “fãs”.  Porém, sabe o chateia mais? Ver, esses mesmos idols que eu admiro, amo e passam por isso, reproduzindo essa pressão de forma indireta nos seus companheiros, por meio de piadas e comentários. E saber que isso só vai mudar daqui a Deus sabe-se lá quanto tempo, quando a Coreia passar por uma verdadeira revolução mental nos cidadãos. 

 

Acho que me estendi demais. Todavia, espero que isso tenha servido para aqueles que acreditam que a indústria do Kpop e a Córeia são flores, abrirem os olhos. E aqueles que já sabiam da realidade, obrigada por terem chegado até aqui.  

 

Até a próxima, XOXO~ 

 

Menção:  

https://yohstore.com.br/61292/entenda-o-padrao-de-beleza-sul-coreano/ 

Hta
Hta
Adolescente viciada em animes, kpop, dorama/lakorns, BLs, livros e em algumas séries <3
Hta
Hta
Adolescente viciada em animes, kpop, dorama/lakorns, BLs, livros e em algumas séries <3
4,555FansLike
3,591FollowersFollow
7,334FollowersFollow
1,800SubscribersSubscribe

Mais Lidos

BLAWards 2019 – Vote No Seu Favorito

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s);if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src='https://embed.playbuzz.com/sdk.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,'script','playbuzz-sdk'));

Until We Meet Again

%d blogueiros gostam disto: