Home Matérias O que é setembro amarelo?

O que é setembro amarelo?

Olá, meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Como vocês sabem hoje é dia primeiro de setembro. E esse mês nos traz uma campanha muito importante que é o setembro amarelo. A BLB vai trazer matérias importantíssimas, resenhas e indicações tudo relacionado a esse movimento. Mas, para dar o pontapé inicial, vamos descobrir “o que é o setembro amarelo”.

 

 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção do suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.
Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015, foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional(DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros

Este ano, a campanha do Setembro Amarelo tem como tema: “Falar é a melhor solução”. O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e os casos têm crescido, principalmente, entre os jovens.
De acordo com números do CVV – Centro de Valorização da Vida, 32 brasileiros se matam por dia, média de 1 morte a cada 45 minutos. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. No Brasil, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

● Dados sobre o suicídio no Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio TEM PREVENÇÃO em 90 PORCENTO dos casos.

● O tema suicídio na mídia

Muitos acreditam que abordar suicídio na mídia pode, de alguma forma, aumentar a incidências de casos no local. Contudo, é preciso falar corretamente sobre o assunto, de modo a evitar que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos transtornos mentais. Seguindo esse pensamento, vamos ver alguns mitos sobre o suicídio.

● “As pessoas, que, ameaçam se matar, estão apenas querendo chamar a atenção”. Falso, pois a pessoa pode sim estar passando por um período difícil de sua vida e está solicitando ajuda. Toda e qualquer ameaça de suicídio deve ser levada a sério.

● “O suicídio acontece sem aviso”. Falso. Apesar de muitos pensarem ser um ato impulsivo, isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas pensam em suicídio constantemente. Além disso, muitos suicidas comunicam seu sofrimento diariamente a outras pessoas, só que muitas vezes deixamos passar despercebido.

● “O suicídio só acontece com os outros.” Falso. O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Aqui vale lembrar que o sofrimento independe de dinheiro, classe social, etc.

● “Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez, não voltará a tentar.” Falso. Na verdade, as tentativas de suicídio são um um indicador de que o suicídio pode realmente ocorrer.

● Por que setembro amarelo?

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:
“ Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora. ”
O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.

Agora todos estamos devidamente informados e por dentro do assunto, durante todo o mês de setembro a Boys Love Brasil vai trazer matérias, resenhas, indicações de música, Mv’s, histórias de pessoas que passaram pela mesma situação e muito mais, não percam.

E antes que eu vá, lembre-se:
Eu sei que dói, e na maior parte das vezes nos achamos que não vamos mais aguentar, mas se você acreditar em si mesmo, você consegue. Eu acredito em você, leitor, você consegue, ok?

Então meus amores por hoje é só, beijos e até a próxima.




Laysa
Laysa
Laysa ou Lays é uma garota apaixonada por leitura, culinária e cinema. Em especial cadelinha do TXT e amante de Doramas. Colunista da família BLB e podem me achar também lá pelo canal no telegram é isso ❤️
Laysa
Laysa
Laysa ou Lays é uma garota apaixonada por leitura, culinária e cinema. Em especial cadelinha do TXT e amante de Doramas. Colunista da família BLB e podem me achar também lá pelo canal no telegram é isso ❤️
4,278FansLike
3,467FollowersFollow
7,201FollowersFollow
1,800SubscribersSubscribe

Mais Lidos

BLAWards 2019 – Vote No Seu Favorito

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s);if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src='https://embed.playbuzz.com/sdk.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,'script','playbuzz-sdk'));

Until We Meet Again

%d blogueiros gostam disto: