Home Matérias Mitos e Verdades sobre o suicídio.

Mitos e Verdades sobre o suicídio.




Olá meus amores, hoje é o último dia do mês de setembro, o mês que tem como seu objetivo conscientizar e prevenir em relação ao suicídio um tema muito complicado para muitas pessoas. Por esse motivo quero compartilhar 10 mitos e 10 verdades em torno desse assunto.

MITO 1: A pessoa suicida está decidida a morrer.

Fato: pelo contrário. Os suicidas costumam ser ambivalentes sobre a vida é a morte. Embora uma pessoa tenha bebido compulsivamente veneno e morra alguns dias depois, talvez ela desejasse permanecer viva. O acesso ao apoio emocional no momento propício pode prevenir o suicídio.

MITO 2: Quem já foi suicida continuará sendo.

Fato: O maior risco de suicídio costuma ser a curto prazo e específico d3 acordo com a situação. Embora os pensamentos suicidas possam regressar, eles não são permanentes e quem já pensou ou tentou suicídio um dia pode chegar a ter uma vida longa.

MITO 3 : Apenas as pessoas com transtornos mentais são suicidas.

Fato: O comportamento suicida indica uma infelicidade profunda, mas não necessariamente um transtorno mental. Muitas pessoas que vivem com transtornos mentais não são afetadas por comportamentos suicidas e nem todas as pessoas que se suicidam tinham um transtorno mental.

MITO 4: Falar sobre suicídio é uma má ideia e pode ser interpretada como um estímulo.

Fato: Dado o estigma generalizada ao redor do suicídio, a maior parte das pessoas que pensam em suicídio não sabem com quem falar. No lugar de influenciar o comportamento suicida, falar abertamente pode dar à pessoa outras opções ou tempo para refletir, prevenindo assim o suicídio.

MITO 5: É proibido que a mídia aborde o tema suicídio.

Fato: A mídia tem obrigação social de tratar desse importante assunto de saúde pública e abordar esse tema de forma adequada. Isto não aumenta o risco de uma pessoa se matar; ao contrário, é fundamental dar informações à população sobre o problema, onde buscar ajuda etc.

MITO 6: Quem fala de suicídio não a intenção de cometê-lo.

Fato: Quem fala de suicídio pode estar pedindo ajuda ou apoio. Um número significativo de pessoas que pensam em suicídio apresenta ansiedade, depressão e desesperança, e podem achar que não tem outra opção.

MITO 7: As pessoas que ameaçam se matar não farão isso, querem apenas chamar a atenção.

Fato: A maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte. Boa parte dos suicidas expressou, em dias ou semanas anteriores, frequentemente aos profissionais se saúde, seu desejo de se matar.

MITO 8: A maioria dos suicídios acontece repentinamente, sem advertência prévia.

Fato: A maioria dos suicídios foi precedida de sinais de advertência verbais ou comportamentais. Entretanto, alguns suicídios ocorrem sem aviso prévio. Mas é importante conhecer os sinais de advertência.

MITO 9: Se uma pessoa que se sentia deprimida e pensava em suicidar-se, em um momento seguinte passa a se sentir melhor, normalmente significa que o problema já passou.

Fato: Se alguém que pensava em suicidar-se e, de repente, parece tranquilo, aliviado, não significa que o problema já passou. Uma pessoa que decidiu suicidar-se pode sentir-se “melhor” ou sentir-se se aliviado simplesmente por ter tomado a decisão de se matar.

MITO 10: Quando um indivíduo mostar sinais de melhora ou sobrevive à uma tentativa de suicídio, está fora de perigo.

Fato: um dos períodos mais perigosos é quando se está melhorando da crise que motivou a tentativa, ou quando a pessoa ainda está no hospital, na sequência de uma tentativa. A semana que se segue à alta do hospital é um período durante o qual a pessoa está particularmente fragilizada. Como um comportamento anterior pode se repetir no futuro, a pessoa suicida muitas vezes continua em alto risco.

Para finalizar quero lembra-los que o mês de setembro pode estar no fim, mas a conscientização e prevenção ao suicídio é o ano todo!

Você é importante.

Você não estar só!

Precisa de ajuda? (Centro de Valorização da Vida – 24 horas, 7 dias por semana.)

Ligue: 188

3,944FansLike
3,020FollowersFollow
6,548FollowersFollow
1,800SubscribersSubscribe

Mais Lidos

Tharn e Type: Um guia para entender e se apaixonar

Olá meus bombons de licor, tudo bom vocês? Hoje nós vamos falar sobre uma série que está prevista para estrear ainda esse ano e já...
%d blogueiros gostam disto: