• 14/05/2021

É Valentine’s Day!

Dia dos Namorados em todos os lugares, menos no Brasil !

Olá guys, girls, gays, they e them! Tudo bem com vocês? Hoje, eu e a Mandy viemos trazer uma matéria especial e romântica, a matéria de hoje é sobre o Valentine’s Day ou mais conhecido como Dia do São Valentim, mas comumente conhecido por nós como Dia dos Namorados!

Comemorado todo dia 14 de Fevereiro em qualquer parte do mundo, com o objetivo de  representar o romance e o amor nos relacionamentos, na família, nos amigos e até mesmo no trabalho, exceto, no Brasil. Essa data é comemorada apenas no dia 12 de Junho, sem nenhum cunho religioso, apenas Comercial.

Mas Mumu, como assim? Bom, primeiro eu vou contar a história da tradição do Valentine’s Day e o porque essa data ser tão romântica em muitos países, vem comigo!

No Séc V, em Roma, o imperador Cláudio II proibiu casamentos com a ideia de que, rapazes solteiros e sem distrações poderiam melhorar o seu desempenho e dedicação ao exército. Por acreditar que o casamento era algo divino, o padre Valentim, fez com grande apoio ao casamento e ao amor cerimônias secretas para protestar contra a ordem.

Quando descoberto, padre Valentim foi sentenciado à morte. Durante o tempo em que ficou encarcerado, ele se apaixonou pela filha do carcereiro, no dia de sua execução ele enviou uma carta a ela e assinou como Seu Valentim. Isso fez com que a data ficasse marcada pelo envio de bilhetes amorosos. Ele morreu no dia 14 de fevereiro, sem saberem ao certo em qual ano, mas acredita-se que tenha sido no final do Séc III.

Entretanto, o reconhecimento da figura religiosa como padroeiro dos namorados apenas dois séculos depois, quando o Papa Gelásio, que decidiu a data como o Dia de São Valentim, um grande símbolo do amor.

Nos países asiáticos, a data comemorativa se tem como a época para entregarem presentes, chocolates e bilhetes a pessoas queridas e a quem ama, é comumente apenas as mulheres presentearem seus amados e entes com chocolates e presentes – caros – para demonstrar o sentimento por eles. Os homens não são isentos de participarem, mas é muito mais comum apenas às mulheres o fazerem. Se o chocolate for feito a mão, significa que quem recebeu o doce é alguém muito especial e único.

No mês seguinte, é comemorado o White Day, onde os rapazes presenteiam de forma recíproca o que receberam no mês anterior, entregando doces, chocolates e presentes à suas amadas, dizem que o presente precisa ser o triplo do valor do que foi recebido no mês passado.

Um curiosidade da Coreia do Sul é que todo dia 14 tem uma comemoração de finalidade amorosa, aqui está uma lista com todos eles:

  1. 14 de janeiro: Dia do Diário
  2. 14 de fevereiro: Dia dos Namorados
  3. 14 de março: White Day
  4. 14 de abril: Black Day
  5. 14 de maio: Dia Amarelo
  6. 14 de junho: Dia do Beijo
  7. 14 de julho: Dia da Prata
  8. 14 de agosto: Dia Verde
  9. 14 de setembro: Dia da Foto
  10. 14 de outubro: Dia do Vinho
  11. 14 de novembro: Dia do Cinema
  12. 14 de dezembro: Dia do Abraço

Para o Valentine’s Day, os asiáticos também possuem uma pequena tradição de chocolates, que possuem um pequeno significado para quem o recebe, são estes:

  • Giri choco – Normalmente entregue a chefes, colegas de trabalho, amigos e homens com quem se tem contato regular.
  • Honmei choco – Esse é o chocolate para o amor verdadeiro. As mulheres entregam esse chocolate para o homem pelo qual estão apaixonadas. Caso não estejam namorando, o presente serve como uma declaração.
  • Family choco – Chocolate dado a familiares.
  • Tomo Choco – Chocolate dado a amigos.
  • Gyaku choco – Algo como “chocolate reverso”. Um costume recente, que é quando um homem dá um presente a uma mulher.

Mas, porque apenas no Brasil que a data não é comemorada no dia 14 de Fevereiro? Quando houve toda a questão da data e comemoração, o Brasil estava enfrentando um problema com suas vendas, mais precisamente no mês de Junho, que era o único que não garantia lucro para o comércio por não haver datas comemorativas.

Aconteceu que, na contratação do publicitário João Dória, em 1949, quando ele decidiu atribuir uma propaganda para ir ao ar no dia 12 de Junho, metodicamente alocada para o dia anterior ao dia do Santo Antônio, conhecido como Santo casamenteiro e esperança para os solteiros. Depois de sua propaganda ter sido premiada como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época. Um ano depois, algumas regiões começaram a implementar essa comemoração, tornando a data nacional.

E aí gente? O que vocês acham sobre a comemoração do Valentine’s Day, aqui no Brasil? Preferiam que fosse na data original? Ou assim tá tudo bem? Eu particularmente acho triste, porque nunca estive em um relacionamento para isto, então… Eu vou ficar por aqui, não esqueçam de seguir a BLB nas redes sociais! Bebam frutas e comam água! Mumu ama vocês! <3

Fontes:
Claudia, Abril
Aulas de Japonês
BBC
Brazil Korea

0 Reviews

Write a Review

Avatar

Mumu

Amante de jogos e constantemente a causa dos estresses diários, gosto de escrever, ouvir música e dançar. Fã de filmes e séries, mas enrolo constantemente pra assistir quase todos :p

0 Reviews

Write a Review

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x