O mundo ficou muito pequeno! O bilionário japonês Yusaku Maezawa escolheu seus companheiros para a primeira missão totalmente civil da SpaceX à Lua. E nomes como Choi Seung Hyun (T.O.P. – BigBang), Steve Aoki estão na lista para embarcar na espaçonave Starship da SpaceX para uma aventura espacial, que já tem nome: “dearMoon”.
A viagem marcará a primeira missão orbital lunar civil, de acordo com Maezawa. As viagens espaciais há muito tempo são domínio dos estados-nação, mas bilionários como Elon Musk, da Tesla, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos (dono do The Washington Post), recentemente gastaram muito para tornar essas viagens uma realidade para civis extremamente ricos.
Projeto DearMoon
O projeto dearMoon foi lançado em 2018, depois que Maezawa comprou todos os assentos para uma viagem de seis dias à Lua da SpaceX. Ele fará uma única trajetória circulunar ao redor do fiel companheiro da Terra e deve ocorrer no próximo ano, embora a data oficial ainda não tenha sido revelada, pois depende do desenvolvimento da aeronave.
Para se preparar para a missão dearMoon, Maezawa voou para a Estação Espacial Internacional no ano passado com um cinegrafista e um assistente, voando em uma espaçonave Soyuz lançada do Cazaquistão. Ele postou vídeos de sua estada no espaço em seu canal no YouTube. Ele brincou com um ioiô, pintou e voou um avião de papel longe da Terra.
“Nesta missão, iremos para a Lua a bordo do Starship e do Super Heavy Rocket (anteriormente conhecido como BFR), o veículo de lançamento reutilizável de última geração desenvolvido pela SpaceX. É um foguete gigante e uma espaçonave projetada para o transporte de pessoas e cargas para a Lua, Marte e além.”
Segundo Maezawa, o projeto recebeu cerca de um milhão de inscrições de pessoas interessadas em todo o mundo, que passaram por um rigoroso processo de seleção. A inclusão de músicos e outros criativos não é uma surpresa, já que o bilionário originalmente pretendia trazer artistas com ele na viagem, na esperança de inspirá-los a criar algo que promovesse a paz mundial.
Seus assentos foram pagos por Maezawa, cujo patrimônio líquido era de US$ 1,7 bilhão na sexta-feira (09/12), segundo a Forbes.
Tripulação do DearMoon
Maezawa escolheu oito membros de tripulação e dois backups de várias origens para fazer parte da missão e, embora o aplicativo esteja aberto a todos, alguns dos nomes provavelmente irão te chocar quando ver a lista:
Tim Dodd, conhecido por criar conteúdo com tema espacial como fotógrafo e apresentador do canal do YouTube Everyday Astronaut. O famoso DJ também estará a bordo, Steve Aoki, “A vida é uma loucura”, disse o DJ em uma filmagem que mostrava o momento em que foi informado de que havia sido selecionado. “Eu vou para a… lua!”
Choi Seung Hyun, mais conhecido como T.O.P. do boygroup coreano BIGBANG foi escolhido e apesar do Maezawa não explicou o motivo, mas T.O.P. fez um rap para um astronauta no último videoclipes do BIGBANG, Still Life.
Os outros membros da tripulação são: Rhiannon Adam, uma artista fotográfica da Irlanda, que agora trabalha em Londres e nos Estados Unidos, Yemi A. D., designer, diretora, coreógrafa e fundadora de uma organização sem fins lucrativos da República Tcheca. Brendan Hall, um cineasta que dirigiu projetos para a National Geographic, Karim Iliya, um cineasta que documenta baleias, pássaros e outras espécies ameaçadas, e Dev D. Joshi, um ator da Índia.
A equipe de apoio ficou com a medalhista olímpica de snowboard, Kaitlyn Farrington, e a dançarina japonesa, Miyu, que fazem parte da equipe reserva.
Aqui está o canal do projeto DearMoon com a playlist para conhecer todos os corajosos, digo tripulantes.
Quem é Maezawa?
Maezawa nasceu em 22 de novembro de 1975. É um empresário bilionário japonês e colecionador de arte. Ele fundou a Start Today, em 1998, e lançou o site de varejo de moda online Zozotown, em 2004, agora o maior do Japão. Mais recentemente, Maezawa introduziu uma marca de roupas sob medida ZOZO e um sistema de medição doméstico, o ZOZOSUIT, em 2018. Em dezembro de 2021, a Forbes estima que ele tenha um patrimônio líquido de $2,0 bilhões.
Sua presença no Twitter é detentora do recorde mundial do Guinness para o post mais retuitado. No tweet de janeiro de 2019, Maezawa se ofereceu para doar 1 milhão de ienes japoneses, no valor de cerca de US $9.000 na época, para 100 pessoas como uma expressão de agradecimento pelas “vendas surpreendentes” em seu negócio. As pessoas que queriam ter uma chance de ganhar o prêmio tiveram que retuitar a postagem e segui-lo.
Fontes: Engadget,The Washington Post, HypeBeast
[…] Leia também: DearMoon: Missão Lunar Space X ft. Steve Aoki e T.O.P. […]
[…] (música cria novo sonho), podemos dizer que esse novo sonho pode ser ter contato com seus fãs do outro lado do mundo, por que […]