Noticias

Feliz Ano Novo! De novo…

Primeiro de tudo, Feliz Ano Novo Lunar meus querides! Se o ano de 2021 não começou tão bem então é a hora de começar de novo e se começou bem, então vamos continuar assim!

Bom, eu sei que o mundo todo comemorou do seu jeito o dia 31 de dezembro marcando assim o fim de um ciclo, o ano, mas existe um outro ciclo ainda, o Ano Novo Chinês ou o Ano Novo Lunar.

Essa data é adotada por diversas nações do oriente que seguem o calendário chinês. Apesar do nome ser conhecido como Ano Novo Chinês, o evento não é adotado só pela China, outros países como a Tailândia, Mongólia, Pérsia, Indonésia e Coreia do Sul e do Norte também aderem.

O que é o Calendário Chinês?

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, é indicado pelas fases da lua e posição do sol. Esse tipo de calendário procura harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua através de um ajuste periódico. Segundo estudos do assunto, os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder aos 365 ou 366 dias do ciclo solar são introduzidos a um mês extra, o chamado 13º mês lunar.

Outra característica é que valoriza bastante a astrologia e a cada doze anos o ciclo se recomeça, por isso a contagem do signo é diferente, pois é contato a partir do ano e não do mês de nascimento.

Lenda

Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou os animais para uma festa prometendo uma surpresa aos que fossem; apenas doze animais compareceram e foram esses os que ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); o Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, o Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão e o Porco ou Javali.

O evento se inicia na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário, assim a festa nunca é comemorada no mesmo dia, esse ano é 12 de fevereiro e será o ano do Boi, ano dos nascidos em 1997. (N.A. Ou seja, tem tudo para ser o MEU ano kkk).

Ano Novo Chinês

A celebração desse evento tem duração de 15 dias, esse foi um dos primeiros choques que um amigo meu, Emerson Pereira, teve quando viajou; ele disse: “No Brasil a correria para o ano novo já começava no Natal para minha família e aqui tem uma pequena folga entre os eventos, mas a chegada do ano novo é um pouco mais difícil do que colocar a camiseta branca e estourar o champanhe”.

De acordo com a chinesa Liu Fei, esposa do Emerson, as tradições não sofreram muitas alterações nos últimos anos. Durante os quinze dias de celebração existem vários eventos, como não comer carne durante um dia todo, prestar homenagens aos antepassados e deuses, receber os agradecimentos dos filhos e fazer as oferendas ao Imperador de Jade.

O fim da celebração é marcado pelo Festival das Lanternas – o que seria a virada do ano para nós -, eles usam as roupas em vermelho, pois acredita-se que atrai boa sorte e afugenta os maus espíritos.

Ano Novo Chinês no Brasil

Em 28 e 29 de Janeiro de 2006, o Ano Novo Chinês foi apresentado pela primeira vez no Brasil, em local aberto, organizado pela JCI Brasil China, com um público aproximado de 160 mil pessoas, tendo como principal atração o desfile do dragão, sem contar a feira de comidas típicas.

Desfile em 2019 no bairro da Liberdade em São Paulo.

Com a popularidade do evento, as celebrações da chegada do Ano Novo chinês foram inseridas em 2007 no calendário oficial de festividades da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo (Lei nº 14.334/07). A festa é o maior evento público realizado pela comunidade chinesa no Brasil, sendo não somente destaque na mídia nacional, mas também na mídia internacional, o que fortalece as relações entre a China e o Brasil.

Festival das Lanternas no Ibirapuera em 16 de fevereiro de 2019

Como seria participar desse evento pessoalmente, hein? Conta aqui nos comentários 🙂

Não deixem de conferir outras matérias e nos acompanhe na rede social!!

Facebook: @grupoblb
Twitter: @boyslovebrasil
YouTube: Boys Love Brasil
Instagram: @boyslovebrasil
Telegram: @boyslovebrasil1
Nossa loja: lojablb.com

Beijos e Beijos, Kim Nana.

Kim Nana

Canceriana de Curitiba, 22 anos. Jornalista, apaixonada por livros, mangás, manhwa, hq, séries, filmes, doramas, lakrons, documentários e tudo mais. Stay Aroha = Kpoper multifandom. Contado as horas para o debut do Treasure. "Não sou louco, apenas minha realidade é diferente da sua" - Cheshire Cat

Comente e deixe a gente Feliz

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Bloqueador de Anuncio Detectado

Dê uma forcinha pra gente e desative seu addblock <3
%d blogueiros gostam disto: