LGBTQIA+MateriaNoticias

Casais lésbicos X Casais sáficos: entenda a diferença!

Olá meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre um tema que não é muito comentado, e por esse motivo é bem capaz que vocês não saibam sequer do que se trata. Afinal: Qual a diferença de lésbica e sáfica?

— HISTORICAMENTE

Primeiramente, vamos dar uma olhada na etimologia e história desses termos que hoje já são comuns aos nossos ouvidos. O termo sáfica vem de Sappho/Sentreafo, esse era o nome de uma conhecida poetisa grega que ficou famosa graças aos seus poemas sobre amor entre mulheres. Ainda é muito discutido se esses poemas falavam realmente sobre o amor e relação entre mulheres como também, se estes eram de sua autoria. Entretanto, independente de sua origem ou veracidade, tanto Safo (a poetisa) quanto sua ilha natal, Lesbos, são hoje usados para denominar o relacionamento entre duas mulheres. Mas, cada qual de seu modo. — Fazendo um adendo!! gostaria de dizer que quando eu disser “mulheres” nesta matéria estou incluindo TODAS AS MULHERES, cis e trans gênero.

— AS DIFERENÇAS

A palavra “lésbica” é usada para denominar mulheres que se sentem atraídas sexual ou romanticamente de forma exclusiva por outras mulheres. Já o termo “sáfico” é usado para se dirigir a mulheres que se relacionam, sexual ou romanticamente, com outras mulheres independente da sua orientação sexual. Ou seja, a grande diferença entre os dois é a questão da exclusividade na atração.

Diferente do que muitos pensam o “sáfico” não vem com o propósito de apagar ou atenuar as lésbicas. Devemos usar o termo sáfico em pautas e relacionamentos que atingem a todas nós mulheres, ou até mesmo em casais nos quais nós não temos a certeza da orientação sexual de ambas. Por exemplo, uma ou as duas podem ser bissexuais ou pansexuais.

Há também termo parecido para homens. Quando um homem bissexual ou pansexual e se relaciona (sexual ou romanticamente) com outro homem usamos a palavra aquiliano. Podemos usá-la também quando vemos um casal de dois homens e não sabemos exatamente a orientação sexual de ambos.

bandeira do orgulho aquiliano

— A BANDEIRA DO ORGULHO SÁFICO

A bandeira do orgulho sáfico consiste em duas listras horizontais rosa claras entre uma listra horizontal branca com uma violeta no meio. A cor rosa simboliza o amor e a qualidade feminina. E violeta era um presente que mulheres lésbicas ou multi davam umas às outras como uma forma de cortejo e para expressar desejo, algo popular entre as décadas de 1910 e 1950.

Então meus bombons por hoje é só, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho comigo hoje. Beijos e até a próxima!

Comente e deixe a gente Feliz

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Bloqueador de Anuncio Detectado

Dê uma forcinha pra gente e desative seu addblock <3
%d blogueiros gostam disto: