MÊS 12 CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA AIDS E HIV DEZEMBRO VERMELHO

MÊS DE LUTA E CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA AIDS HIV E OUTRAS DOENÇAS, INFECÇÕES E OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Olá, meus amores! É sempre maravilhoso estar aqui com vocês para discutir temas tão importantes. Hoje, falamos sobre o HIV e a AIDS, um assunto que, apesar de ser assustador, é fundamental para a conscientização e aceitação. A série Filipina “MGA BATANG POZ” é uma ótima forma de abordar essa questão, mostrando a vida de jovens que vivem com o vírus.

12: DEZEMBRO VERMELHO, MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA HIV E AIDS

O HIV, que é o vírus da imunodeficiência humana, e a AIDS, que é a síndrome da imunodeficiência adquirida, têm uma história que remonta a mais de 30 anos. A descoberta do vírus foi um marco na medicina, realizada por Luc Montagnier e Robert Gallo, que dedicaram suas vidas a entender essa doença. É importante lembrar que, embora não haja cura para a AIDS, existem tratamentos que ajudam a aumentar a expectativa de vida e a qualidade de vida das pessoas soropositivas.

Qual a diferença de HIV para AIDS?

A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo para lutar contra outras infecções. Não existe cura para a doença, porém, existem retrovirais capazes de aumentar a expectativa de vida dos soropositivos.

Já o HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS. O HIV é sexualmente transmissível, mas também pode ser contraído pelo contato com o sangue infectado; além desse, há a transmissão pela forma vertical, ou seja, da mãe que transmite para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima de 36,7 milhões de pessoas no mundo inteiro são soropositivos. Além disso, a OMS também estima que desde que foi descoberta, mais de 35 milhões de pessoas morreram defasadas pelo vírus do HIV.

Os primeiros sintomas da AIDS são:

Candidíase oral;

Sensação constante de cansaço;

Aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço;

Diarreia;

Febre;

Fraqueza orgânica;

Transpirações noturnas;

Perda de peso superior a 10%.

Em casos mais graves, quando a doença já está mais avançada, os sintomas são:

Febre;

Afecções dos gânglios linfáticos;

Faringitedores musculares e nas articulações;

Ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias;

Feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais;

Falta de apetite;

Estado de prostração;

Dor de cabeça;

Sensibilidade à luz;

Perda de peso;

Náuseas e vômitos.

Na série, divida em 6 episódios, vemos como esses jovens lidam com suas realidades, enfrentando não apenas a doença, mas também o preconceito e a aceitação. A amizade e o apoio mútuo são essenciais para eles, e isso é algo que todos podemos aprender. A aceitação é um passo importante para viver plenamente, mesmo diante das dificuldades.

Após sabermos um pouco sobre essa doença e seu surgimento no mundo, vamos agora, por meio da série MGA BATANG POZ, contar um pouco de como é esse vírus no mundo real. A série é um drama BL filipino que conta a história de quatro jovens homossexuais que se conhecem em um grupo de bate-papo em que só há pessoas com HIV ou como eles chamam “PETE”. Vários jovens fazem parte do grupo “Pete” e conversam sobre suas experiências, assim, resolvem marcar um encontro para se conhecerem pessoalmente. Uma vez marcado o encontro, eles se conhecem e nós também vamos conhecer um pouco mais deles.

Chunchay, Luiz, Enzo e Gaby foram os únicos que apareceram no local marcado, e a princípio, alguns ficaram vergonhosos, exceto Chunchay, que aparenta ser muito alegre e divertido, logo interage na conversa para mudar o clima tenso e já que online todos têm apelidos, agora se apresentam formalmente. 

Começam, um bom papo, porém, diferente das redes sociais, falar pessoalmente sobre suas vidas com o problema que vivem é mais difícil do que todos pensavam, portanto, se percebe que eles aceitaram a situação de estarem com um vírus mortal no corpo, mas continuam lutando para viver ainda que com muitos problemas.

Uma amizade começa a nascer entre os quatro, todos lutam para manter a vida ainda que seja um pouco difícil. Depois das apresentações e algumas palavras, um dos problemas causados pelo emocional começa se manifestar e Luiz, quis abandonar o encontro. Nesse momento, os problemas emocionais começam a ser notados, em que muitas pessoas portadoras do vírus HIV fazem o possível para se manterem firmes, mas o que não significa dizer que não são abalados psicologicamente. E para mudar o foco dos pensamentos, surge uma ótima ideia: resolvem sair e passar o dia juntos, ainda que esse seja o primeiro encontro.

Jovens felizes e brincalhões se divertindo, é assim que a vida tem que ser, ou pelo menos é assim que se deseja. Escolheram um local simples e aconchegante ligado a natureza e, como era hora do almoço, logo optaram por um bom lugar para fazerem a refeição. Após realizarem o pedido e ficarem à espera, notaram uma brincadeira na mesa para divertir os clientes enquanto aguardavam, aqui no Brasil chamamos de verdade ou consequência. 

As pessoas fazem um círculo e giram um certo objeto no chão em cima de um móvel ou qualquer outra coisa, os brasileiros costumam usar uma garrafa que ao parar os movimentos, aponta na direção de duas pessoa tanto o fundo quanto a ponta da garrafa, então ambas as pessoas indicadas devem, uma fazer a pergunta e a outra responder, mas tem uma regrinha, quem não falar a verdade sofre as consequências e essa fica a critério da criatividade de cada um, muitos até ingerem bebidas como forma de pagar.

Os filipinos, em vez de usar um elemento para girar, usam palitos já com as perguntas prontas, e para escolherem, tem que fecharem os olhos. Deram início a brincadeira e logo as perguntas começaram a surgir, mas algo diferente também se manifestou, ao ter que falar a verdade levou cada um a pensar em coisas dolorosas, que mesmo fazendo parte do passado, ainda assombra suas mentes, e até o mais alegre e divertido deles viajou em pensamentos dolorosos.

Não foram ditas mentiras a cada resposta, mas ficaram expostas à profundidade das verdades ditas. A questão não é só eles serem soropositivos, e sim como contraíram a doença? Nos pensamentos que foram levados por alguns segundos, começam a mostrar que a vida de quem tem esse problema é mais complicada que os demais, o doente não só tem que se aceitar e enfrentar a aceitação do outros que nem sempre é compreensiva e que, ao invés de ajudar, alimenta o medo e diminui a vontade de viver.

Através das experiências deles, somos lembrados de que, apesar dos desafios, é possível encontrar alegria e momentos de descontração, como a brincadeira que eles fazem para aliviar a tensão. É uma forma de mostrar que, mesmo em situações difíceis, a vida pode ser leve e cheia de momentos felizes. A série esta disponível na plataforma iQIYI.

Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, lembre-se de que a aceitação e o apoio são fundamentais peca ajuda, se informe.

Saiba mais sobres notícias e news visitando nosso site.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO NO NOSSO GRUPO DE TELEGRAM

Overview

Enredo
5 / 5
5
Atuacao
5 / 5
5
Direcao
5 / 5
5
5
SUPER!
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
mersin psikolog

Mersin Psikoloji alanında çalışan doktorların/uzmanların listesidir. Doktorları ve yorumlarını inceleyebilir, dilerseniz randevu alabilirsiniz. Mersin Psikolog listemizden psikologlarla ilgili özgeçmiş, adres ve telefon numarasın vb. bilgilere ulaşabilirsiniz.Zinet Tunç, Psikoloji Mersin. Uzm. · Aynur Akdeniz, Psikoloji Mersin. Uzm. · Ferahim Yeşilyurt, Psikoloji İstanbul. Doç. · Beyza Takan, Psikoloji Mersin. Psk.

Veja também

Translate »
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
  • https://s22.maxcast.com.br:9159/live
  • Rádio BLB