Se, há algum tempo, alguém me perguntasse se eu esperava que algum outro país asiático, além da Tailândia e Taiwan, entraria de cabeça nas produções de séries BL (quando digo “entrar de cabeça”, me refiro a não censurar as obras), com toda certeza eu responderia que não. Contudo, eu, e creio que todos nós, tivemos uma grata surpresa quando as Filipinas anunciaram GameBoys. Sim! Eu confesso que, no início, não dava nada pela série e, sem me fazer de santo, confesso ainda que pensei que seria mais do mesmo, só que com uma qualidade piorada, pois ainda não conhecia as produções filipinas, fossem elas BL ou não.
No entanto, eu estava errado e admito esse erro com orgulho, afinal GameBoys foi tudo o que há tempos eu estava esperando em uma série BL. Teve drama, comédia, romance, intrigas, descobertas, diálogos mega importantes, beijos e abraços. E, pasmem, tudo isso trabalhado de maneira responsável e super bem desenvolvida. Mas chega de enrolação e vamos de fato falar dessa obra de arte!
Leia Também: “Eutanásia” – Mais um romance da talentosa Sammon
Apostando em um formato não tradicional, a série, que foi produzida pela Idea First, começou tímida e com pouca gente apostando no seu sucesso. GameBoys trouxe a proposta de contar como nasce e se desenvolve uma história de amor à distância em meio a uma pandemia. Estrelada por Kokoy de Santos e Elijah Canlas, a websérie conquistou fãs no mundo todo e conta a história de amor entre Cairo Lázaro (Elijah) e Gavreel Alarcon (Kokoy). E, apesar de trazer para o grande público uma visão romântica e com final feliz de um relacionamento à distância, soube mesclar muito bem isso com os dramas da descoberta do primeiro amor e o medo de não aceitação da família, além da dor maior de se perder para sempre alguém que se ama.
DESTE TRECHO PARA BAIXO CONTÉM SPOILERS PROSSIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
GameBoys – Totalmente filmada durante a Pandemia
Em GameBoys, vamos acompanhar a história de Cairo e Gavreel, dois gamers que se encontram online e, entre eles, surge um lindo sentimento, lógico, com um pouquinho de insistência do Gav. Quando Gav entra em uma sala online onde está Cairo, ele logo se apaixona pelo garoto e é aí que começa sua saga para conquistá-lo, dia após dia, episódio após episódio. Nós acompanhamos a saga online dos dois.
Sim, a série se passa em sua maior parte simulando encontros online devido ao contexto histórico em que está inserida. Ela foi gravada durante a pandemia do COVID-19 e foi a série que abriu a porta para o sucesso de várias outras gravadas durante esse período.
Voltando a Cairo e Gav, os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro. Enquanto Gav é extrovertido, falante, determinado e sexy, Cairo é mais introvertido e vergonhoso, mas essas características não tiram seu charme natural. Com estilos de vida distintos, Cairo ainda mora com a família, apesar de eles quase não aparecerem devido a problemas relacionados à pandemia. Já Gav mora sozinho e, dentro do contexto da série, isso trouxe problemas a ele, pelo fato de estar proibido de ter contatos físicos.
Durante toda a série, vemos o desenrolar do relacionamento dos dois como casal, acompanhamos os apelidos carinhosos (“Baby”, quem não se lembra da forma carinhosa como Gavreel se referia a Cairo?) e cenas engraçadas, como quando Gav manda um travesseiro com sua foto para Cairo. Mas, engana-se quem acha que a série não traz uma boa pitada dramática, pois, no decorrer dos capítulos, somos apresentados ao ex de Gav, que a todo momento tenta arrumar uma desculpa para separar os dois. E mais uma vez, 95% de todas essas cenas são feitas por chamada de vídeo.
Elijah e Kokoy deram vida e sucesso a GameBoys com uma atuação excelente
Outra grande surpresa que tive enquanto assistia GameBoys foi que os meninos sustentaram a atuação do início ao fim, sem deixar a série perder a qualidade em momento algum. Eles eram ótimos nas cenas de humor e interação, mas foi nas cenas dramáticas que os dois realmente me ganharam. Aqui, abro um parêntese para falar de Elijah e do quanto ele é um excelente ator; a cada cena dramática que ele fazia, não tinha como não se apaixonar por ele. Kokoy também não ficou para trás, mas devo confessar que, no quesito atuação, Elijah está em um nível acima.
Resumindo tudo o que disse até aqui, eu classificaria GameBoys como um dos melhores BLs feitos nos últimos anos. O sucesso da série foi tão grande que ainda tivemos uma segunda temporada e um filme. É isso, GameBoys foi um divisor de águas para as produções BL filipinas. Talvez depois eu venha falar com você sobre a segunda temporada e o filme da série.
Mas me conte nos comentários o que você achou da série?
1991, administrador de empresas, pedagogo fundador e diretor da Boys Love Brasil Company. Escritor na horas vagas.