“On Doorstep”, Clichê Com Uma Pitada de Desastre

on doorstep

Hoje vamos falar sobre um artista que me tira o fôlego de diversas formas, CTK. “On Doorstep” é uma mangá que parece ser mais um romance leve com personagens bem diferentes, mas surpreende com a complexidade da história, com uma ambientação mais séria e madura. A obra foi lançada em 2016 pela editora japonesa B-BOY P!, com o total de seis capítulos.
O romance se passa em Nova Iorque e tem como protagonistas o policial aposentado, Reese Heyman e Jimmy, um jovem ladrão que foi pego em flagrante e em troca de não ser entregue para a polícia, teve que passar o dia cobrindo um colega de Reese em seu trabalho, numa livraria. Como vingança, Jimmy decide o seguir e assaltar sua casa e descobre que o homem é um policial aposentado, fugindo então de mãos vazias.

Fonte: Google Imagens

É então que se é revelado o passado de Reese como policial, e como ele teve que abandonar a carreira após o assassinato de seu parceiro, morto por uma gangue em sua própria casa, sendo Reese o primeiro a o encontrar. Jimmy é rápido em compreender como a tragédia o afetou e sabendo que pelo assassino não ter sido pego, ter invadido sua casa desencadeou um terrível relapso em Reese, que apareceu apenas uma semana depois para o trabalho, fazendo com que seu medo de ser descoberto se tornasse preocupação.

Agora trabalhando na mesma livraria que Reese, Jimmy percebe que se sente atraído pelo mais velho, até mesmo diretamente dizendo “estou flertando com você” (AN: Eu rezo para ter uma gota da confiança desse garoto). Por ser um mangá curto as coisas devem acontecer rapidamente de certa forma, porém a cena do primeiro beijo do casal foi desenhada de forma tão bela que eu me senti esperando por aquele momento como se estivesse lendo um shounen-ai (aqueles romances mais água com açúcar)

Tudo ia bem, até Jimmy deixar escapar que sabia como a casa de Reese se parecia, o fazendo perceber que ele tinha sido quem invadiu sua casa naquela noite. Uma discussão esquentada depois, fica mais que claro a gravidade do erro de Jimmy após Reese ir embora dizendo não querer mais nada com o jovem.

Não vou mentir, na primeira vez que li, fiquei com raiva de Reese, afinal eles não se conheciam naquela época, não era pra tanto. Porém CTK-sensei pareceu ter previsto esse tipo de pensamento, já que um dos personagens amigo de Jimmy, enquanto o mesmo se afogava em lágrimas, demonstrou sua raiva com toda a situação na mesma forma que eu.

Eu tive que reler algumas vezes para perceber o quão idiota as falas daquele cara (e minhas) foram, e como a situação era mais complicada do que eu imaginava. O trauma de Reese foi tão severo que além de ter que se aposentar, precisou se mudar e não conseguia deixar ninguém entrar mesmo após se passar pelo menos dez anos desde então, nem mesmo Jimmy após começarem a namorar. Ter alguém em sua casa o fazia ter que relembrar do incidente com seu parceiro, e ter alguém invadido sua casa fazia tudo pior, já que o assassino ainda estava por aí, gatilhando a paranóia de Reese.

Ter causado imensa dor e desconforto–mesmo sem intenção–, ao meu ver, não foi exatamente a razão. Mas sim ele ter escondido o que fez. Todos sabemos, não há relação que dure sem comunicação e honestidade. Mesmo após ter se aberto, se ter feito vulnerável, Reese se viu enganado, seus sentimentos ignorados. Nada mais justo que se sentir traído. E se você pensa que ele o perdoa facilmente ou corre atrás de Jimmy com saudades… É aqui que você vai pensar em voltar para seus mangás clichês. Problemas de adulto, consequências de adulto.

Mesmo após Jimmy ter coragem de o enfrentar para se desculpar de forma apropriada, a conversa não é fácil e não termina bem, mas sim com Reese se demitindo.
Jimmy vai atrás dele, não querendo ser a razão de sua demissão. Porém o motivo é a vontade de Reese de voltar a trabalhar como policial. Talvez pela sinceridade de Jimmy, Reese enxerga a própria atitude como imatura e decide o confortar sobre o término, dizendo que seria fácil o esquecer. Jimmy, com toda sua inocência e ousadia, usa todas as palavras e mais um pouco para deixar não claro, mas transparente, que seu amor por Reese não é apenas uma paixão momentânea.

Kansai Jin to Hukumen Satsujinki, um suspense de dar água na boca.

Nesse momento, o que mais me chamou a atenção foi Jimmy esticar a mão para tocar Reese, mas não o fazendo. Em várias ocasiões, o cuidado e consideração de Jimmy são perceptíveis, sua sensibilidade é desde o começo o que o torna um personagem incrível. E é o que faz Reese parar de resistir, e dar outra chance para o garoto.
Reese volta a ser policial, Jimmy começa a trabalhar em uma cafeteria, nada como um final feliz depois de muita angústia.

Um detalhe interessante! O título, que na tradução literal seria “No Degrau da Porta”, possivelmente se refere a pegada que Jimmy deixa no tapete de Reese depois de invadir sua casa, que é percebido por Reese.

O que acontece depois eu vou deixar para você descobrir… Mas eu quero saber, quem vocês acham que vai ser o passivo?
Caso tenha gostado, irei trazer mais das deliciosas artes de CTK-sensei no futuro, fiquem ligados!

Onde encontrar o Mangá:

What do you think?

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    “GIVEN”, SERÁ QUE EXISTE CONCERTO PARA UM CORAÇÃO QUEBRADO?

    REALLY LILY? – MORANGOS E BEIJOS DO DESTINO.