Quem nunca ficou cheio de expectativas diante de um dorama, chinês e quebrou a cara lindamente? Que atire, então, a primeira pedra.

Assim como de costume, Beloved Enemy também é um Bromance e não um BL como o próprio título e descrição o apresentam. Acho que não é novidade para os veteranos da área que um c-drama maquie bem seu enredo sob aparências de um romance água com açúcar com duas personagens bastante envolventes e que apresentam uma química fantástica entre si. Porém, no fim eles ou acabam juntos como melhores amigos ou algo os separam. 

Bom, acho que seria hipocrisia se eu dissesse que isso aconteceu comigo em Beloved Enemy porque mesmo o dorama não ter trazido consigo um casal BL, sua história, desenvolvimento e personagens puderam me prender por algumas horas. 

Antes de propriamente opinar sobre a obra, irei apresentar algumas informações técnicas da série, bem como alguns personagens centrais do “romance”. 

Informações Gerais

Nome: Beloved Enemy – 决对争锋

Autora (Novel): Shui Qian Cheng

País: China

Episódios: 15

Período de Exibição: 14 de Agosto de 2017 – 2 de Outubro de 2017

Canal: iQiyi

Duração dos Episódios: 35 minutos em média.
Companhia de Produção: Leo Fish
Produção: Li Xiao Biao
Diretor: Sun Cheng Zhi
Local de Filmagem: Ningbo

Sinopse: Logo no primeiro dia do novo trabalho do empresário de Elite, Gu Qing Pei, o presidente da empresa joga seu filho vigoroso e arrogante, Yuan Yang para seus cuidados. Yuan Yang vê através da máscara de hipócrita de Qing Pei, mas devido ao seu pai pressioná-lo, ele não pode bater nele. Portanto, Yuan Yang aprende pela primeira vez que há coisas que não podem ser conseguidas com dinheiro ou pelos punhos. Ele continuamente tenta colocar Qing Pei em problemas. No entanto, as coisas estão prestes a mudar quando Yuan Yang pede a seus amigos que façam uma verificação de antecedentes sobre o Qing Pei e, finalmente, encontram seu calcanhar de Aquiles.

Gu Qing Pei (Governante Gu)

Gu Qing Pei é um dos personagens principais do dorama. Ele é um homem de sucesso no ramo dos negócios, além de exímio administrador de empresas, é conhecido em toda a China pelo seu desempenho inigualável quando o assunto é dinheiro. Gu recebe a incumbência de se tornar professor do “pequeno” Yu, é a primeira vez que o grande empresário fez tal coisa, ele aceita, mas logo de cara percebe o quão difícil será concluir a sua tarefa. 

Qing Pei é o meu personagem masculino predileto devido a sua própria trajetória de vida e personalidade. Somente nos episódios finais da série é que temos o contato com seu passado, revelando passo a passo de como conseguiu se tornar um homem de sucesso. Seu desfecho foi um tanto quanto melancólico, para mim, Gu Qing Pei merecia algo melhor, na verdade, um final digno de alguém que foi explorado à exaustão por diversas pessoas ao seu redor. 

Yuan Yang 

Yuan Yang seria o parceiro amoroso de Gu Qing Pei na série. Segundo alguns leitores, na novel, os dois chegam a ter relações sexuais, atitude que, no dorama, não temos nada parecido. Ele é um garoto problemático e podemos compreender parte de seus motivos. A Mãe dele foi embora quando ainda era jovem; já seu pai, dono do grupo Yuan Shin, é um indivíduo ausente, pois está sempre ocupado com os assuntos relacionados à empresa. 

O jovem Yu possui um temperamento forte, gosta de lutar boxe e fazer uso constante da violência, porém, por trás dessa figura séria e pungente, temos um garoto carente e destituído de sentimentos “familiares”. Talvez as pessoas que puderam preencher essa lacuna foram, além de seus amigos, Wang Ran, Yuan Yuan e o próprio Gu. Essa ideia pode ser corroborada com a cena dos dois conversando numa noite sobre o futuro incerto do garoto. Ir ou não à América? 

Podemos perceber no decorrer dos episódios como o garoto consegue amadurecer com as situações as quais é submetido enquanto é obrigado a conviver com o Governador Gu. Ele aprende, por exemplo, a ser mais humilde e que nem tudo pode ser resolvido por meio da violência.

Infelizmente, talvez pelo fato dele ter sido criado num ambiente rodeado pelo dinheiro e tráfico de influência, Yuan Yang quando não consegue algo, tende a impor a sua vontade, o que o torna muitas vezes abusivo, principalmente com Gu Qing Pei, personagem que aparentemente o rapaz desenvolve algum sentimento maior do que amizade e respeito. 

Wang Jin 

Wang Jin é um personagem esquisito. Ele é amigo de Gu Qing Pei no ramo dos negócios há alguns anos, possui uma pequena empreiteira, que por sinal é concorrente do Grupo Yuan Shi (empresa da família de Yuan Yang). É um homem interesseiro, mesmo nas cenas em que se dizia “amigo” do Governante Gu, tinha uma intenção a mais. Durante todo o dorama, sempre fez ofertas para o amigo ajudá-lo em sua empresa, mas sempre recebia “não” como resposta.

Eu acho que ele é o verdadeiro exemplo de persistência porque depois de tantas indiretas e pedidos, o Mestre Gu finalmente aceitou, mas só porque ele estava exausto da pressão do filho e pai Yuan. Enfim, Wang Jin teve importância na série pelo fato de incitar ciúmes em Yuan Yang e ser um perigo iminente para a supremacia do Grupo Yuan Shi, uma vez que o Diretor sabia que se Gu Qing Pei saísse da empresa, haveria prejuízos. 

Wang Ran

É a minha personagem feminina favorita. Wang Ran é demais, ela é a irmã caçula de Wang Jin. Ela é menor de idade ainda, além de estudar, ama sair por aí usando suas roupas exóticas. Mesmo a série sendo de 2017, todos os modelos que ela usou me fez lembrar da Lady Gaga em 2010, Wang Ran ama causar polêmica. 

Ela é uma menina independente e bastante mente aberta. Todas as suas cenas são cômicas, inclusive destaco a primeira cena em que a vemos, ela estava num restaurante e é confundida com outra pessoa por Yuan Yang. 

Sem dar tantos spoilers, ela é outra personagem que podemos vislumbrar todo o seu processo de amadurecimento, bem como o surgimento de uma paixão bastante inusitada por um outro personagem do drama. 

No final, não é possível saber se ela acaba ficando com esse crush ou será apenas uma amizade. Mas definitivamente Wang Ran é sensacional.  

Yuan Yuan

Yuan Yuan é a ex-mulher de Gu Qing Pei, eles foram casados por alguns poucos anos e pelo fato dele precisar muitas vezes se ausentar devido às viagens a trabalho, ela decide pedir o divórcio. 

É bastante melancólica a história deles, uma vez que ela sempre acaba se machucando, de alguma maneira, Gu é uma pessoa fria (eu realmente não sei como esse homem consegue), porém para ele Yuan Yuan é sua melhor amiga e sempre a trata com muito carinho e respeito. 

Ela acaba, no decorrer da obra, preenchendo de alguma maneira a figura materna de Yuan Yang, que por sinal, fica também agradecido. 

Ela tem um desfecho feliz e merecido, talvez pelo fato dela ter conseguido escapar de toda a confusão que envolve os dois protagonistas.

Peng Fang 

Peng Fang é um dos melhores amigos de Yuan Yang, ele foi bem prestativo para o nosso Yu, porém também foi o grande responsável pela queda abrupta de Gu Qing Pei.

Ele possui um ginásio de boxe que inclusive foi bastante utilizado na série por Yu quando precisava descontar sua raiva em algo. No geral, não é um personagem malvado, mas foi bastante descuidado em certo sentido, pois não apagou a gravação de um vídeo (que por sinal não direi o conteúdo) que causou um problemão.

Senhora Yuan

A última personagem que gostaria de apresentar é a madrasta de Yuan Yang, a Senhora Yuan possui outros dois filhos com o Pai de Yu e enfrenta um problema sério com a ausência da figura paterna em casa e as confusões em que seu enteado se envolve. 

É bastante triste as cenas em que ela aparece pedindo para seu marido ficar mais com os filhos e para deixar o jovem Yu seguir a sua vida. Fora que, ela é outra figura bastante pujante e sempre pôde, independentemente das situações, sempre procurou ajudar Yuan Yang.

Ela também teve um desfecho feliz.

Vale a Pena assistir?

Olha, eu acho que depois de tudo o que disse, fica difícil dizer que não recomendo “Beloved Enemy”, como disse no início, não é um BL, mas sim um Bromance à moda chinesa, então se você já viu doramas como Advanced Bravely ou Guardian, espere a mesma coisa.

Como disse, não é só o romance tácito que compõe a obra, as personagens entorno também são interessantes e todo esse conjunto conseguiu me prender a ponto de maratonar os 15 episódios em dois dias.

Fontes

Filmow

MyDramaList

CDramaBase

Se você gostou dessa matéria, por favor, não deixe de curtir e expor a sua opinião. A sua interação é muito importante para a manutenção do site. Além disso, não se esqueça de seguir as nossas plataformas digitais, por lá, você tem acesso a todo o conteúdo produzido pela página como notícias, capítulos de novels, trailers, reviews e tudo mais.

Para acessar o site das Novels Boys Love, clique aqui.

Para acessar o nosso canal do Youtube, clique aqui.

Para nos seguir no Instagram, procure por: @boyslovebrasill ou clique aqui.

Para nos seguir no Facebook, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Twitter, procure por: @bloversbrasil ou clique aqui.