Review – “Wandinha: As flores mais interessantes crescem nas sombras”

Talvez não haja uma frase melhor para descrever a nova série da Netflix, que acompanha a vida de Wandinha Addams, a primogênita da família bizarra mais amada do mundo, que a frase que está presente no título dessa critica. Ouso dizer mais, Wandinha pode ter sido o maior acerto da Netflix no ano de 2022.

 Wandinha, interpretada brilhantemente por Jenna Ortega, tenta se se adaptar em um novo colégio, após ser obrigada a estudar lá através de ordem judicial e pelos seus país,   Mortícia (Catherine Zeta-Jones) e Gomez Addams (Luis Guzmán). O Instituto “Nunca Mais”, é espécie de colégio para crianças e adolescente que não se encaixam nos padrões da sociedade, por possuírem dons sobrenaturais.

DESSE PONTO EM DIANTE PODE CONTER SPOLIERS

Nunca Mais e Jericho

Dois lugares tão diferentes, deveriam ser proibidos de coexistirem em um mesmo local: De um lado temos Jericho, uma cidade conhecida pela forte influência dos peregrinos que queimaram as bruxas e odiavam tudo que fugia ao comum. Em contra partida temos “Nunca Mais” um colégio para jovens extraordinários, fora dos padrões e com dons excepcionais. Em “Nunca Mais” nós encontramos de tudo, desde jovens lobisomens até lindas serias com canto hipnotizante. Mas como dois lugares tão diferentes podem coexiste em um mesmo local, separado apenas por alguns poucos quilômetros de mata?

Wednesday. (L to R) Georgie Farmer as Ajax Petropolus, Percy Hynes White as Xavier Thorpe, Jenna Ortega as Wednesday Addams, Emma Myers as Enid Sinclair, Naomi j Ogawa as Yoko Tanaka, Oliver Watson as Kent, Joy Sunday as Bianca Barclay, Johnna Dias-Watson as Divina in episode 103 of Wednesday. Cr. Courtesy of Netflix © 2022

Acordos políticos, durante muitos anos houve um certo teor de disputas entre “Nunca Mais” e Jericho, porém na atual gestão do prefeito Walker (Tommie Earl Jenkins) há um acordo entre ele e a diretora Weems (Gwendoline Christie) de manter a paz, claro as custas de gordas doações do colégio, para a cidade. Mas acordos podem ser desfeitos, mesmo contra a vontade de quem os firmou, principalmente se eles não estiverem mais vivos e quando acordos são quebrados, coisa terríveis acontecem, mas não terríveis o suficiente para amedrontar Wandinha Addams.

Mortícia, Gomez e Pugsley Addams

 Mesmo não aprofundando em outros membros da família, a serie consegue transparecer para os telespectadores toda a essência dos personagens que conquistaram milhares de fãs ao redor do mundo, desde a década de 1930. Gomez, o patriarca da família, traz a personalidade caricata de um homem que é extremamente apaixonado pela esposa, a ponto de assumir um crime por ela. Com demonstrações exageradas de afeto em público, o sr. Addams não tem vergonha ou pudor de demonstrar, mesmo que do jeito sombrio e torto dos Addams, ele ama seus filhos e esposa.

Família Addams – Reprodução Internet – Netflix

Mortícia Addams, mesmo não aparecendo tanto a matriarca da família rouba a cena todas as vezes que aparece. Com seu sempre elegante vestido preto como a noite, sua maquiagem em tons sombrios e seus longos cabelos lisos e pretos, ela sabe como ser notada. Apesar de distante da filha, ela reconhece que sua primogênita é forte, inabalável e extremamente predestinada. Mortícia, depois de Wandinha, é sem sombra de dúvidas a personagem preferida de quem vos escreve esse review.

O irmão mais novo, Pugsley é o estereótipo do típico garoto que os valentões gostam de praticar abuso no colégio. De todos os personagens da família que apareceram, ele foi o que menos deu para conhecer, talvez em uma segunda temporada saibamos mais sobre ele.

  Wandinha, Nunca Mais e Weems

Obrigada pelos pais e por ordem judicial, após soltar dois sacos de piranhas vivas, em uma piscina em com alunos valentões que praticavam bullying com seu irmão, em seu antigo colégio, Wandinha chega a “Nunca Mais” determinada a fugir dali, pois ela acha que estando naquele lugar todo o seu legado será viver á sombra de sua mãe. Acontece que naquele castelo cheio de criaturas fora dos padrões está guardado segredos interessantíssimos.

Como esperado, a adaptação da menina Addams aquele local teve um começo terrível a começar por sua colega de quarto que vivia em um mundo totalmente colorido, que era, definitivamente o oposto de Wandinha, que acabou dividindo o quarto ao meio. “Nunca Mais” escondia vários segredos, por exemplo, uma sociedade secreta de alunos que Wandinha mais tarde acabou descobrindo.

Wandinha Reprodução da Internet – Netflix

Além de bolar os planos de fuga, a garota ainda tinha que ficar a todo tempo se preocupando em despistar a diretora Larissa Weems que ao que parece sempre esteve à sombra de Mortícia e com certeza iria descontar toda sua frustação penalizando Wandinha, isso em outras circunstâncias seria uma tremenda alegria para a jovem Addams.

Wandinha o Xerife e Jericho

É inegável que há uma tensão entre Wandinha, o Xerife Galpin, Jamie McShane,  e Jericho.  Seja por Jericho ser uma cidade que finge suportar o diferente, e ter um passado que causou dor e destruição a famílias inteiras de bruxas. Talvez seja pelo fato de o próprio xerife não ter conseguido prender o pai de Wandinha no passado, mas o fato há que há uma grande tensão sempre que Wandinha vai a Jericho e encontra o xerife.

Wednesday. (L to R) Jamie McShane as Sherrif Donovan Galpin, Jenna Ortega as Wednesday Addams in episode 102 of Wednesday. Cr. Vlad Cioplea/Netflix © 2022

Por outro lado, ao longo da série na medida em que a protagonista vai desvendando os segredos que há séculos rondam a cidade de Jericho, ela e Galpin, acabam desenvolvendo uma parceria, se é que podemos chamar assim. Mas é inegável que Wandinha e Galpin nunca serão amigos e Wandinha nunca se sentirá bem em Jericho.

Wandinha, Enid e os demais alunos

A primogênita da família Addams é de poucos, ou melhor, quase nenhum amigo. Uma das tarefas mais difíceis para qualquer pessoa é conquistar o resquício de amizade que a menina tem a oferecer é uma missão quase impossível, mas não para Enid, interpretada por Emma Myers, a jovem loba que possui dificuldades para transforma-se completamente, toma para si como tarefa pessoal ser amiga da novata.

 Desde o primeiro dia de aula, Enid tenta se aproximar de Wandinha, mas é rejeitada por diversas vezes, afinal a jovem Addams não gosta de ser sociável, não gosta facilmente de pessoas. Contudo aos trancos e barrancos, brigas e até mesmo um momento de ruptura, no fim das contas Wandinha se rende e finalmente aceita a amizade da loba.

Reprodução da Internet – Netflix

Por outra lado o que seria um embate comum típico de series escolares adolescentes, se tornou uma parceria para proteger “Nunca Mais” dos perigos. Bianca, Joy Sunday,  e Wandinha, possuem um inicio conturbado para saber quem seria a ‘rainha’ do colégio, não que Wandinha se importasse com isso, mas no fim das contas apesar de Bianca ser mais sociável que a jovem Addams, as duas possuem muitas coisam em comum.

No fim das contas todos os alunos de “Nunca Mais” apesar de todas as diferenças sempre se unirão para salvar a instituição. Wandinha talvez não fique amiga de todos, mas com certeza passa a no mínimo respeita-los.

Wandinha, Xavier e Tyler

Reprodução Netiflix

Eu confesso que quando, antes de assistir a série eu li sobre um possível triângulo amoroso, eu fiquei um pouco desanimado, pois achei que um possível relacionamento poderia impedir Wandinha de cumprir seus objetivos, seja lá quais eram. Ainda bem que eu estava enganado, afinal o que vemos é que apesar da protagonista ter ‘escolhido’ o cara errado a possível gosta de afeição que a menina sentia pelos dois garotos, não deixou que ela se desviasse de seus objetivos.

Se por um lado temos um Xavier, Percy Hynes White, misterioso e com um certo ar sombrio. Em contraponto nos é apresentado um Tyler, Hunter Doohan, bobão, com problemas paternos e que se quer consegue concertar uma máquina de café. Os dois “interesses” amorosos da protagonista não poderiam ser mais diferentes, mas isso já é um clichê das séries, não é mesmo?

Reprodução netflix

Confesso que desde o início eu já sabia que um dos dois era o monstro, mas com toda certeza eu estava apostando no mais obvio, afinal todas as pistas levavam a ele, desde as pinturas até o comportamento estranho com a psicóloga de “Nuca Mais.” Todavia no fim das contas a aposta no obvio me fez perdedor, eu ainda não simpatizo com Xavier, mas fazer o que.

Wandinha e Mãozinha

Eu sei que vocês acharam que eu iria esquecer do personagem mais carismático da série, sim estou falando da mãozinha, Victor Dorobantu. Muito mais que um alivio cômico, a química entre a mão decepada de origem desconhecida e a personagem principal é surreal.

Reprodução Netflix

Sem sombra de dúvida algumas nas melhores cenas da série, mãozinha estava lá. De grande ajuda na execução de todos os planos de Wandinha, como por exemplo, quando ela o manda incendiar a estátua de bronze do peregrino, causando um tremendo alvoroço na praça central de Jericho.

Mesmo sem um corpo o personagem conquistou todos que assistiram a série e não teve como não se emocionar quando ele foi ferido e quase morreu estamos todos chorando por uma quase morte de uma mão decepada. Certamente mãozinha foi o grande destaque da série depois da protagonista.

Leia Também: Review – Entrevista com o Vampiro

Wandinha, Marilyn e o Monstro

Netflix

Sempre há um motivo, talvez essa é a única verdade absoluta que há no universo. Por qual motivo um monstro estava atacando e matando pessoas comuns da cidade de Jericho e alunos de “Nunca Mais?” Aliás, por que o monstro parecia em muitas vezes querer proteger Wandinha?

Vingança, talvez essa seja a maior força motriz do universo é essa coragem e força inigualável que move a ingênua e pacata mãe do dormitório Marilyn,  Christina Ricci, no seu plano de destruir tudo que é sobrenatural em Jericho e para isso Wandinha era a chave. Confesso que só comecei a desconfiar dela, apenas da metade para o final e, mais uma vez, cair na armadilha do obvio e poderia jurar que a grande vilã era de fato a psicóloga.

Desde de que seu irmão morreu nas dependências de Jericho, e seu pai também sucumbiu a morte, Marilyn, que na verdade era Laurel Gates, começou a tramar sua vingança contra “Nunca Mais.” Controlar o Hype não era o bastante ela queria mais, se plano sempre foi destruir “Nunca Mais” e tudo que aquele lugar representava e para isso ela não mediria esforços. Seu plano sempre foi ressuscitar o peregrino original, fundador de Jericho e assassino de tudo aquilo que era sobrenatural, Joseph Crackstone e para isso, seu sacrifico final seria Wandinha.

Reprodução Netflix

No fim das contas eu acredito que Tyler, quando não estava sendo controlado por Marilyn, tinha algum sentimento por Wandinha, mas seu lado Hype, falava mais alto por causa do controle e no fim das contas ele acabou ajudando a megera vingativa, mesmo que a contra gosto. Enquanto o destino do Hype pareceu ter sido uma prisão, o destino final de Laurel Gates ficou escondido do público, sabemos apenas que após a batalha final, Wandinha a deixou inconsciente.

Wandinha X Wandinha

Wednesday. Jenna Ortega as Wednesday Addams in episode 101 of Wednesday. Cr. Vlad Cioplea/Netflix © 2022

Obra de arte, é com toda certeza a melhor expressão para definir Wandinha, e Jenna Ortega  interpretou brilhantemente a personagem que sem sombra de duvidas é uma das mais amadas da bizarra Família Addams. Perversa, sem sentimentos e adoradora da dor, a primogênita de Mortícia e Gomez, poderia ser apenas uma aspirante a vilã que cairia nas graças do público.  

Todavia ela é muito que isso, aspirante a escritora, eximia lutadora, e um faro investigativo que apesar de deixar desejar algumas vezes, é sem sombra de dúvidas, uma grande detetive. Aqui eu nem mencionei seu enorme talento com o violino. São tantas qualidades que ela possui escondido atrás daquelas camadas de roupas pretas e sarcasmo demasiado que o dom de visão dela, apesar de ser crucial para o desenrolar da trama, acaba sendo ofuscado.

Desde de que descobriu o desenho em que a colocava no centro de uma profecia de destruição, ela não descansou até descobrir como parar essa profecia. Com uma determinação gigantesca e uma pequena ajuda de seus colegas, no fim das contas ela conseguiu com mínimas perdas salvar “Nunca Mais.” A batalha final entre Wandinha, Laurel e Joseph mostrou uma pessoa focada, obstinada e concentrada na sua missão.

Reprodução Netflix

Wandinha Addams teve grandes momentos na série, mas se eu pudesse eleger uma cena que mais descreveria a personalidade da personagem, seria a cena em que ela dança no baile. Naquele momento ela demonstra que não esta nem ai para os outros, ela é daquele jeito e isso bastava, os incomodados que se retirem, essa sem sombra de duvidas umas das melhores cenas, não só de Wandinha, mas de todas as séries lançadas durante 2022.

Retomando o que disse no início desse texto, Wandinha talvez tenha sido o maior acerto da Netflix no ano de 2022. E para uma possível segunda temporada ainda não confirmada, temos uma gama de possibilidades de histórias e descobertas não só para Wandinha, mas incríveis histórias de toda Família Addams.

What do you think?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
Avatar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

ONEUS NO BRASIL EM 2023 – ESTÃO PREPARADOS?

Um sonho que virou realidade: Kara’s back!