Aos recém chegados no K-pop, don’t worry guys! A Kara foi um dos highlight na premiação da última semana, MAMA, e muitos não conhecem, então vou trazer toda a história delas para vocês vibrarem e aguardarem ansiosamente para seu comeback.
Afinal, um grupo que precisou superar grandes obstáculos desde o início de sua carreira, saída de membro, entrada de membro e até mesmo a um disband anunciado. Por essa razão, não poderíamos deixar de contar essa história.
Primeiro, vamos contar um breve resumo: O Kpop não chegou com o Stray kids, Blackpink, EXO e BTS. Muito menos com o Psy. No começo dos anos 90, um novo estilo musical vinha surgindo acompanhado de grupos com danças sincronizadas e uma produção diferenciada, além de certo destaque ao rap. Em 1991, Seo Taji & Boys fizeram seu debut (O fundador da YG), sendo seguido pelo Park Jin Young (fundador da JYP). Sim! Eles também foram Idols. Enfim, logo depois, temos outros grandes nomes que talvez você não conheça, mas que provavelmente inspiraram os seus bias. Nomes como Deux, Cool, DJDOC, Roo’Ra, H.O.T., S.E.S., Fin K.L., G.O.D., Turbo, Sechskies, Clon e entre outros. A matéria sobre a primeira geração ainda vai sair, eu prometo!
Contudo, hoje nosso foco é o Kara, girlgroup da DSP, que fez parte da segunda geração do Kpop. O debut foi em 2007, originalmente com quatro integrantes: SungHee, Nicole, Gyuri e SeungYeon. A princípio, em setembro de 2016, foi anunciado o disband do grupo e agora em 2022 elas voltaram!
O sonho de qualquer kpopper que passou pela dor da separação de um grupo!
A História do KARA
Formação Original
O quarteto original debutou em 29 de março de 2007, no programa da Mnet, M! Countdown, com a música “Break It”. Apesar dos elogios da crítica, não foi bem recebido pelo público que tinha acabado de ter o debut do Wonder Girls e aguardava pelo debut de Girls Generation. As meninas também foram comparadas com Fin K.L. que possuía estilo e conceito semelhantes. Na verdade, muitos artigos e comentários comparavam cada membro do Kara com um membro do Fin. K.L., mas as meninas foram a público e afirmaram que consideravam as comparações benéficas e inspiradoras.
Nova formação
Em 2008, o grupo se preparava para o comeback em março, porém, SungHee anunciou que deixaria o grupo e se aposentaria da indústria do entretenimento, devido à pressão dos pais, uma vez que a menina foi reprovada nos exames para ingressar numa faculdade. Por isso, iria se concentrar unicamente em sua educação. Mas, o show tem que continuar, a DSP alegou que iria arquivar o álbum e lançaria um mini álbum em dois meses e que duas novas integrantes iriam se juntar ao KARA.
Rock U veio em julho de 2008, com agora um quinteto, as novas integrantes: Goo Ha-Ra e Kang JiYoung, com o objetivo de dar uma nova imagem ao grupo, o conceito fofo e inocente veio!
A caminho do estrelato
E, em menos dois meses, o teaser do próximo single foi lançado, Pretty Girl, recebeu mais de 40 mil acessos em 12 horas. O vídeo completo foi lançado em 2 de dezembro de 2008, online, e foi recebido positivamente pelo público. Mas, nem tudo são flores e quase tudo deu errado, em uma apresentação ao Music Bank para KBS, Goo Ha-Ra se engasgou durante a performance ao vivo ao escorregar na chuva de confete, por ser um membro estreante podemos imaginar o quanto ela se sentiu mal, porém, o público em geral foi ao seu consolo ao invés de criticar.
O ano de 2009 ficou marcado para elas, preparações para o novo single vieram e com direito ao primeiro Win do grupo, que, inclusive, a música title ficou em primeiro por três semanas consecutivas. Além disso, elas ganharam o prêmio de Melhor Dança no Mama de 2009. Com todo esse destaque, foram escolhidas para serem narradoras de programas e até mesmo para participarem juntas.
E, em menos dois meses, o teaser do próximo single foi lançado, Pretty Girl, recebeu mais de 40 mil acessos em 12 horas. O vídeo completo foi lançado em 2 de dezembro de 2008, online, e foi recebido positivamente pelo público. Mas, nem tudo são flores e quase tudo deu errado, em uma apresentação ao Music Bank para KBS, Goo Ha-Ra se engasgou durante a performance ao vivo ao escorregar na chuva de confete, por ser um membro estreante podemos imaginar o quanto ela se sentiu mal, porém, o público em geral foi ao seu consolo ao invés de criticar.
Jáo ano de 2009 ficou marcado para elas, preparações para o novo single vieram e com direito ao primeiro Win do grupo, que, inclusive, a música title ficou em primeiro por três semanas consecutivas. Além disso, elas ganharam o prêmio de Melhor Dança no Mama de 2009.
O sucesso de Mister veio em julho de 2009, com uma coreografia sem igual, conhecida como Dança do Bumbum. Essa popularidade deu a elas mais oportunidades de anúncios do que nos dois anos anteriores. A Mnet convidou as meninas para fazerem um reality show de 8 episódios com os lucros sendo enviado para caridade.
No ano seguinte, 2010, o novo comeback veio com uma imagem sexy, tendo como faixa título Lupin, sendo número um nas paradas musicais logo após o lançamento online. Promoções do comeback, Nicole sendo anfitriã do Hollywood Bowl em Los Angeles, a turnê no Japão deu a oportunidade para as meninas assinarem com a subsidiária da Universal Music Japan, a Universal Sigma. Em 11 de agosto, Mister teve seu remake japonês e o sucesso foi além do esperado, com 29.238 cópias, foi considerada a música mais baixada de todos os tempos por um artista coreano no Japão, com downloads superiores a 2 milhões.
Kara seguiu com uma alta popularidade até 2014, shows na Coreia, Estados Unidos, elas chegaram a lotar o Tokyo Dome com um recorde de vendas em 5 minutos. Em 13 de janeiro de 2014, foi anunciado que Nicole se retiraria do grupo devido ao término de seu contrato com a DSP Media. Dois dias depois, anunciaram que Jiyoung também deixaria o grupo. Kara seguiria como trio: Gyuri, Seungyeon e Hara. Mas, em maio, a DSP lançou um reality chamado Kara Project, que girava em torno de sete trainees que trabalhavam para seguir como parte do grupo. A resposta veio em dois meses, com os resultados da votação, Heo YoungJin foi a escolhida. E, em menos de um mês, Mamma Mia foi lançado, contando com a nova formação.
Pausa? Disband?
Mesmo com as mudanças, as meninas conseguiram manter sua popularidade, o que nos leva a crer que a nova formação foi muito bem recebida. E, assim, seguiu por dois anos, quando em 15 de janeiro, a DSP anunciou a saída de Gyuri, Seungyeon e Hara do grupo, devido ao vencimento do contrato, resultando na separação do grupo. YoungJin continuaria com sua carreira solo na DSP.
Uma controvérsia veio com uma postagem da Gyuri, contestando sobre a dissolução do grupo, mas afirmando que se a oportunidade surgisse no futuro, elas se juntariam e lançariam um álbum. Youngji também expressou, em setembro de 2016, que não considerava o grupo dissolvido. No entanto, nenhuma atualização adicional foi lançada após esta entrevista.
Em dezembro de 2016, ela foi a carta coringa escondida no clip Oh Nana, de Kard. Ela apareceu no show de debut do grupo.
Um anjo chamado, Go HaRa
As noticias sobre o grupo e a YoungJin ficou em segundo plano e pouco visto. O dia 24 de novembro de 2019 foi um choque para todos, Hara foi encontrada morta em sua casa após cometer suicídio. Há exatamente dez dias depois da morte de sua amiga, Suli, do f(x). Um dia após as notícias da morte de Suli, Hara que estava trabalhando no Japão, sem conseguir voltar para se despedir, fez uma live no instagram pedindo desculpas por não conseguir se despedir dela. Contando o quão próximas elas eram e que ela só queria dizer adeus então ela abriu essa live.
Desculpa, não se preocupe comigo. Suli, adeus.
P.S.: Falar sobre isso é bem difícil, por isso não vou colocar as imagens delas, mas caso queiram ver é bem fácil de achar no Youtube.
Retorno de KARA
Depois disso, o silêncio permaneceu até que em 11 de junho de 2022, Gyuri, Seungyeon, Nicole, Jiyoung e Youngji se reuniram para uma sessão de fotos em grupo que foi compartilhada em cada uma de suas contas do Instagram. E, 3 dias depois, foi relatado que os membros do Kara estavam em processo de discutir uma reunião única em comemoração ao seu 15º aniversário.
Três meses depois, foi anunciado que Kara lançaria um álbum pela RBW para comemorar o 15º aniversário de sua estreia em novembro, com Nicole e Jiyoung voltando ao grupo. E, 18 de outubro, foi confirmado que o novo álbum, intitulado Move Again , seria lançado em 29 de novembro. Em 20 de outubro, foi anunciado que a versão japonesa do álbum seria lançada. Após o lançamento do novo álbum, KARA realizará fanmeetings em Fukuoka, Yokohama, etc. Começando em Osaka, Japão, em 23 de fevereiro de 2023.
Em 10 de novembro, foi anunciado que Kara faria seu comeback stage no MAMA Awards 2022. E, é aqui que estamos, esperando as novas músicas, prontas para dar todo o apoio para essas meninas que nunca desistiram e hoje contam até com um anjo da guarda <3.
Detalhes e Curiosidades do KARA
Fandom: Kamilia
Cor oficial do fandom: Pearl Peach
Contas oficiais:
Website: karaofficial.kr
Twitter: @kara_dsp / @KARAOFFICIAL329
Facebook: @dspofficialkara
YouTube: DSP Kara
Fan Cafe: Dejuanholic
Integrantes
Gyuri (규리)
Nome de nascimento: Park Gyu Ri (박규리)
Posição: Líder e vocalista principal
Data de nascimento: 21/05/1988
Signo: Gêmeos
Tipo sanguíneo: AB
Nacionalidade: Coreana
Instagram: @gyuri_88
Twitter: @gyuri88
Curiosidades
- Um psicólogo disse que a personalidade de Gyuri é mais parecida com a de um homem do que de uma mulher.
- Os membros do KARA votaram em Gyuri como o membro mais embaraçoso, devido a ela frequentemente afirmar que é bonita ou que as meninas são mais.
- Tipo ideal de Gyuri: “Meu tipo ideal é o mesmo de quando eu era mais jovem. É o ator Jung Jae Young. Ele tem um charme viril, embora ainda tenha uma imagem bem-humorada. [Ele tem] a imagem de alguém que [oferece um] abraço quando estou passando por um momento difícil. Para ser honesto, meu pai é meu tipo ideal e [Jung Jae Young] parece muito parecido com ele.”
[…] 2015 aos 19 anos de idade ela lançou Breath, comeback produzido pela empresa do Tablo, do […]
[…] Um sonho que virou realidade: Kara’s back! […]