E aí, meu povo! Bora falar de uma bl daquelas pra deixar o coração quentinho? E talvez o estômago para quem vai tentar por a prova os dotes culinários depois de assistir. Vip Only é uma produção taiwanesa de 2023 e disponível com legendas em português no Viki, é estrelada por Stan Huang no papel do chefe Gu Jing e Cheng Xuan Yu interpretando o novelista Liu Li.
Vip Only é dirigida por Lian Yu Zhe, e também a produção terceira no catálogo da Vidol, a mesma encarregada dos dramas Stay By My Side, You Are Mine e Anti-Reset (em estréia). A trama se desenvolve a partir da busca por inspiração para a próxima novel de Liu Li, que então começa frequentar diariamente o restaurante de Gu Jing (que muito convenientemente fica no andar debaixo da casa do nosso fofíssimo escritor) e esses encontros cotidianos acabam os aproximando cada vez mais.
Sinopse:
“Como proprietário de um restaurante de macarrão retrô exclusivo, Gu Jing (Stan Huang) tem liberdade criativa para fazer o que quer. Sem horário definido, Gu Jing gosta de abrir o restaurante quando tem vontade, feliz em convidar clientes, novos e antigos, para se sentarem e saborearem uma tigela de macarrão delicioso sempre que suas portas estão abertas.
Entre os frequentadores habituais de Gu Jing está Liu Li (Xuan Chen), um romancista gay que sempre ocupa o lugar mais tranquilo da casa para trabalhar em seu romance mais recente. Constantemente em busca de novas ideias e novas inspirações, Liu Li usa o restaurante de Gu Jing como um local para realizar pesquisas, trazendo para o restaurante tanto aquelas pessoas com quem sai como aquelas com quem termina.
Sempre ciente de Liu Li e de seu status de relacionamento flutuante, Gu Jing começou a trazer ao autor apaixonado uma tigela de macarrão picante toda vez que ele terminava um relacionamento. Muitas vezes confiando em Gu Jing sobre sua tigela de macarrão picante, Liu Li se aproxima do belo dono do restaurante. À medida que começa a gostar de Gu Jing, Liu Li começa a perceber que suas fantasias românticas podem ser um pouco diferentes da realidade. Armado com esse novo conhecimento e novas determinações, Liu Li será capaz de encontrar uma forma de viver “feliz para sempre”?”
Destrinchando o enredo de Vip Only
É uma produção tem um romance confortável e de desenvolvimento lento, trazendo para a narrativa os dramas profissionais de Liu Li, autor de dois best-sellers que contam respectivamente o nascimento de uma paixão secreta por seu veterano e professor assistente da sua universidade. Já o seu segundo sucesso conta sobre o sofrimento depois de ter seus sentimentos rejeitados. Logo no início, conhecemos a representante da editora do novelista e entendemos que Liu Li está passando por uma fase intensa de bloqueio criativo, uma vez que suas histórias foram baseadas em acontecimentos reais da sua vida e no momento não está acontecendo nenhum fato dramático que abale suas emoções para que seja transformado em uma nova narrativa para seu livro.
Vemos que não há muitas mudanças na sua rotina, e sua principal atividade é ir ao restaurante no andar debaixo de sua casa, sentar à mesma mesa de sempre e provar praticamente todos os pratos do cardápio. Apesar de não haver mudanças muito aparentes aos olhos de Liu Li, tudo começa a se transformar conforme ele se aproxima cada vez mais do dono do restaurante. O chefe Gu Jing mantém um ar misterioso, apesar de carregar simpatia, deixando nítido o seu amor pelo restaurante e o desejo de torná-lo como uma casa para os clientes.
Seus pratos são inspirados na sensação de uma criança que cresceu sob cuidados de uma avó carinhosa e também dona de uma loja tradicional de macarrão. Ele busca recriar e aprimorar sabores que podemos chamar de “gosto de lar”. Esse sentimento de conforto cria um clima favorável ao romance dos dois protagonistas, que começam a estar juntos fora do restaurante, inicialmente com a desculpa de que, para conseguir inspiração, precisam vivenciar uma nova perspectiva de amor. Ficam em uma espécie de realidade simulada, e é aí que os sentimentos vão se clarificando para o casal, tornando-se uma paixão sóbria e real, mas apesar disso, não há um relacionamento definido.
Esse período rende momentos agradabilíssimos de um ´slice of life´, bons flertes, conversas adoráveis e até rola um selinho, basicamente muito domésticos. No entanto, particularmente, o que me desagrada um pouquinho é o fato de, apesar dos dois saberem dos próprios sentimentos, isso não é verbalizado até determinado momento da trama, mas entendemos que isso levará a um outro ponto da história.
Com o decorrer dos episódios, também temos um pouco da vida pessoal e das dificuldades familiares que o chefe enfrenta há alguns anos. A dificuldade de lidar com a situação acaba o deixando temeroso para fazer sua tão sonhada (pelo menos por mim) declaração de amor. Esses problemas colidem com a volta da primeira paixão e decepção de Liu Li, o então ex que na verdade nunca foi algo, se mostra determinado a consertar seu erro passado e espera receber uma nova chance.
Logo, aquele relacionamento entre o chefe e o romancista, o qual não tinha definição ou sequer uma declaração propriamente dita, é abalado. Temos um pouquinho de sofrência por um momento, mas a atitude certeira e um dos melhores foras que já vi em um BL (se eu fosse esse cara, iria chorar em posição fetal) de um dos protagonistas é a chave para fazer esse amor decolar.
Também não posso deixar de fazer menção aos maiores apoiadores do casal. Ren (Tim Cheng) é amigo e assistente de Gu Jing no restaurante, e Lai Tsai (Kurt Huang), eles trazem um certo tom cômico à história, muitas reviravoltas de olho ao ex-amor de Liu Li, fazem aquela fofoca básica para tentar fazer os protagonistas saberem mais um do outro. Além disso, os dois tinham uma certa química, talvez nascida da implicância um com o outro. Apesar de mostrada em tempo mínimo de tela, renderia um casal interessante em uma futura série. Em curtíssimos momentos, também temos a participação especial dos protagonistas da produção “You Are Mine” como clientes do restaurante.
Leia também: My Tooth Your Love, uma história de amor fofa!
Nota da espectadora:
4 de 5 estrelinhas.
Como já dito, Vip Only é uma produção confortável e de desenvolvimento lento, ou seja, para quem gosta de dramas mais ‘soft’, sem aquela montanha russa de emoções e com um puxadinho para temáticas gastronômicas. Não é aquele BL que você dá o play esperando um enredo e personagens muito aprofundados. Para quem gosta mesmo dessa pegada mais ´comfy´e gastronômica, eu deixo uma indicação de uma obra super querida para mim: ‘Our Dining Table’.
[…] Vip Only, básico mas confortavelmente adorável […]