Entrevista – Sarun P.Janupiboon (Pond) – Autor de End Love

A equipe Boys Love Brasil, sempre deixando vocês por dentro das novidades do mundo BL, tanto de Live Actions quanto de Novels e Animes, traz em primeira mão e com exclusividade uma super entrevista com o escritor Pond, que é autor da Novel End love, que ganhará uma adaptação para série, conforme anunciamos em nossas redes sociais. Pond, nessa entrevista, conta para nós sobre seus projetos, e um pouquinho mais sobre sua vida. Vem com a gente e confira.

Perfil do Escritor

Nome: Sarun P.Janupiboon (Pond)                                   Twitter: @SaRunEND

Pseudônimo : Run(END)                                                Facebook: @SaRunEND

Ano de Nascimento: 1995                                                      Instagram: @krupond_end

Formação

Mestrado em Comunicação da Fala e faculdade de Artes da Comunicação na Universidade de Chulalongkorn.

Bacharelato, Engenheiro Industrial, Faculdade de Engenharia, Universidade de Tecnologia de King Mongkut Thonburi.

Obras do Autor

  • 2022: Escritor do R0mance, Love Lesson เพราะรักควบคุมไม่ได้ (Lavender Publishing), A ser publicado em Outubro de 2022
  • 2022: Contista, Contação científica curta (Nanmeebooks Publishing), em Outubro de 2022
  • 2022: Contista, Contra-relógio, tema Yniverse, Concurso de Contos ARN (E-book)
  • 2021: Escritor de romance, End Love จบรักสถานะเพื่อน (Lavender Publishing)
  • 2021: Escritor académico, Física Fundamental para estudantes do ensino secundário (Editora Ganbatte)
  • 2021: Escritor de contos, A última cena no sonho mais lamacento, Concurso de contos científicos (Nanmeebooks Publishing)
  • 2021: Contista, Meu amigo, De volta ao tema dos anos 90, concurso de contos ARN (E-book)
  • 2020: Contista, Antes do último sonho, concurso literário (Departamento de Cultura)
  • 2019: Contista, Back in time, TK park short story (E-book)
  • 2019: Escritor académico, Estatísticas Intensivas para estudantes do ensino secundário (Editora Ganbatte)
  • 2022: Premio de Admiração, Concurso de Contos Científicos, História para 12-18 anos tema
  • 2021: 1º classificado, concurso de contos ARN,Voltar ao tema dos anos 90
  • 2021: Tese universitária de Chulalongkorn (SELF-EXPOSIÇÃO DA RELAÇÃO ROMÂNTICA ENTRE HOMENS E HOMENS EM NOVO)
  • 2021: Prémio de Admiração, Concurso de Contos Científicos, História para 12-18 anos tema
  • 2020: Prémio de mestrado notável para estudantes, Universidade de Chulalongkorn
  • 2020: 1° corredor, Concurso de contos de literatura criativa com artista nacional
  • 2013: Top 2 finalista do teste do centro1 de Matemática da Tailândia

blb: De 2015 até os dias atuais, os romances BL (Boys Love) tornaram-se muito populares, não apenas na Tailândia, mas em todo o Oriente e na maior parte do Ocidente. Como escritor de romances Boys Love, a que você atribui esse sucesso?

Pond:

Porque o Boys Love é mais do que uma simples história de amor comum, os conflitos e obstáculos pelo caminho que ambos enfrentam têm de passar é o que torna este género particular de romance popular.

O chamado “amor” entre homens e homens é muito mais difícil do que as relações convencionais. Requer não só a autoaceitação que se precisa de ter, mas também é preciso coragem e autoestima para poder assumir seus relacionamentos.

Estes tipos de obstáculos são muito mais do que aquilo que é necessário numa relação comum, que é o que torna este enredo particular poderoso, relatável e popular.

blb: Bem, vamos falar agora sobre End Love, qual foi sua inspiração para escrever a história?

Pond:

O nome completo deste romance é End Love (Fim do amor unilateral)

Utilizei as minhas experiências amorosas e sentimentos da minha infância como um núcleo da história. É possível que, uma vez tive que esconder os sentimentos que tive por outra pessoa. Talvez porque não éramos tão maduros para compreendermos que sentíamos amor “amor”, e é por isso que quis escrever uma história que realça uma situação em que a amizade cresce lentamente até se tornar uma “relação”.

Na realidade, o amor é um assunto tão complicado, especialmente quando se trata de “zona de amizade”. Ambos precisam lidar com os obstáculos do caminho: aceitar o fato de gostarem um do outro, de deixar para traz o fardos de muitas expectativas de suas famílias, de serem intimidados nas escolas, de serem autoritários que prejudicam os seus sentimentos, de serem assediados sexualmente que levam a ter transtorno de estresse pós-traumático, etc.

Essas histórias são escritas com uma combinação da experiência por que eu ou os meus amados passámos e da minha imaginação. Esses elementos são o que penso ser a razão que ajuda a elevar a história a outro nível.

blb: De acordo com algumas notícias, seu livro em breve será adaptado para uma série de TV. Como foi receber essa notícia?

Pond:

Quando a Scorpio Artist me contactou sobre a compra da história para a transformar numa série televisiva, foi como um sonho tornado realidade. As minhas mãos tremiam de excitação e alegria, não podia acreditar que alguém entrava em contato para tratar deste assunto, especialmente quando esta é a minha primeira história que foi publicada com uma editora depois de ter sido rejeitada por muitas vezes. Este romance foi publicado pela primeira vez em Outubro de 2021, e recebi uma chamada do Scorpio Artist 4 meses depois. Estou muito feliz por ter alcançado outro marco como escritor, e não o poderia ter feito sem amor e apoio.

blb: Ainda falando sobre a adaptação do seu livro para uma série de TV, vimos algumas fotos do possível elenco! Você ajudou no processo de seleção de elenco e no roteiro da adaptação da série?

Pond:

Estou muito feliz por ter visto fotografias dos atores. Foi um dos dias mais felizes da minha vida.

Nesse processo de escolha pude ajudar contribuindo no workshop e na escolha dos atores. Devo dizer que foi um processo um pouco desgastante já que a história é um romance com drama. Contudo devo dizer que o elenco e toda a equipe escolhida estão dando o seu melhor e com certeza fazendo a história valer a pena.

Para a adaptação, fui um conselheiro. Dei à equipe conselhos e opiniões em termos de ajustamentos e adaptações da história. Há 2 grandes mudanças na história: conteúdo e personagens. Para o conteúdo, haverá algumas mudanças no contexto da história para que seja transmitido como uma série de televisão. Em termos de personagens, haverá naturalmente algumas adições e reduções que a equipe considere adequadas. Apesar das alterações que foram feitas, a equipe ainda precisa de se certificar de que as alterações que foram feitas não afetam o âmago da história.

blb: Apesar de ser um portal voltado para a cultura asiática, nós do Boys Love Brasil, também estamos envolvidos em causas sociais, inclusive na comunidade LGBTQIA+. Recentemente, soubemos e informamos que está sendo aprovado no parlamento tailandês um projeto de lei que, se aprovado, permitirá a união entre pessoas do mesmo sexo, dando a esses casais os direitos que antes eram negados. Como você avalia o andamento deste projeto? E como você avalia a visão da população tailandesa sobre a evolução dessa questão nos últimos anos?

Pond:

Da última vez, quando o parlamento aprovou o projeto de lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, através do primeiro passo. Foi uma das melhores notícias que já ouvi. Explica que o povo tailandês começa a aceitar a ideia do LGBTQIA+. Embora possa haver algumas pessoas que não o façam, mas acredito que terão mais compreensão quando o tempo tiver passado. Estou certo de que, uma vez oficializada a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, será o sinal de uma nova era, onde não existe tal coisa como a barreira do gênero. É onde a liberdade do amor acontecerá, o que levará a beleza do “amor” a outro nível.

blb: Ainda falando sobre o avanço das leis para pessoas LGBTQIA+ na Tailândia, você acredita que séries boys love tem contribuído para mudar o pensamento preconceituoso das pessoas sobre relacionamentos homoafetivos?

Pond:

Claro que as séries BL é um dos fatores que contribuíram para mudar a crença e a mentalidade das pessoas. Estas mudanças partem da comunidade LGBTQIA+, que são a força motriz. Além disso, não existe apenas a contribuição dos membros dentro da comunidade LGBTQIA+, existe um apoio adicional da série BL que ajuda a retratar a ideia de que apesar do gênero, o amor será sempre uma coisa bonita.

Para mim, como escritor, também contribuí usando o meu trabalho como um poder suave para ajudar a representar a ideia nesta matéria. Planejei que queria escrever uma história sobre o futuro, onde a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo tenha sido aprovada e as personagens do mesmo sexo sejam capazes de se casar um com o outro. Espero que quando as pessoas tiverem terminado de a ler, as pessoas queiram vê-la acontecer na vida real.

blb: Os livros Boys Love estão se tornando mais populares a cada dia além da Ásia. O que você acha dessa popularidade? Você, como um escritor talentoso do gênero, gostaria de ver seu trabalho traduzido para outros idiomas além do tailandês e do inglês?

Pond:

Não tenho a certeza sobre a razão por detrás da popularidade do gênero, mas pessoalmente considero os Boys Love como “amor”. E sim, o amor é e será sempre uma coisa bonita. No futuro poderá não ser popular apenas na Ásia, mas em todo o mundo porque retrata o amor, é positivo, e dá aos seus leitores a alegria de contar a história através das personagens.

É claro que quero que o meu romance seja traduzido para todas as línguas possíveis. Houve alguns tradutores internacionais que me enviaram mensagens a pedir para traduzir algumas partes do meu trabalho incompleto no seu website, e a minha resposta tem sido sempre um sim. Porque eu queria que o meu trabalho e a mensagem que queria transmitir chegasse ao maior número de pessoas possível e estou grato por cada uma delas que contribuiu para o tornar possível.

Finalmente, aguardo com expectativa que os editores internacionais me contatam para pedir a tradução do meu trabalho para a sua língua. Espero que isso aconteça num futuro próximo, porque a minha alegria como escritor é ver os leitores receberem positividade da leitura dos alfabetos que são impressos em cada página da história e, uma vez terminada a história, recebem algo do que eu escrevi.

blb: Além de escritor, você também é professor. Como é a experiência em sala de aula, sendo um escritor de um gênero tão popular na Tailândia?

Pond:

Os alunos da minha turma adoram-me como professor, não como escritor. Isto é presumivelmente porque o assunto que ensino não tem nada a ver com “Boys Love Novels”.

Dou aulas de Física e Matemática em escolas secundárias. O meu estilo preferido de ensino é a aprendizagem experimental. Deixando os estudantes aprenderem cometendo erros primeiro, antes de tentarem expandir a sua compreensão, abordando essas questões de uma perspectiva diferente até serem capazes de compreender plenamente.

A lição que quero que os meus alunos tenham sempre em mente é que a aprendizagem nunca acaba. Não termina numa sala de aula. Todos podem alcançar os seus sonhos e ser bem sucedidos no futuro em cada momento da sua vida, um excelente exemplo seria eu próprio, porque acabei de descobrir a minha paixão como escritor depois de ter obtido o meu bacharelato em Engenharia. É por isso que tenho dito aos meus alunos que nem sempre se agarram ao que se aprende nas salas de aula e não se agarrem a ideia de que temos que fazer uma coisa só a vida toda. Podemos fazer vária coisas e sermos felizes.

blb: Além de End love, você poderia falar quais outras novelas boys love, você escreveu ou pretende escrever?

Pond:

Na verdade, já escrevi muitos romances de Amor dos Rapazes, todos podem procurar em dois websites:

Leia A Write (https://www.readawrite.com/?action=user_page&user_id_publisher=2805964)

Tunwalai (https://www.tunwalai.com/profile/5241135)

Exemplo de romances de Amor dos Rapazes que eu defini escrever no website.

o Coração Corajoso กล้าที่จะรัก (Atreve-te a amar)

o Tempo da Árvore ต้นรักของเรา (A nossa muda de amor)

A propósito, End Love é um conjunto de três romances Boys Love.

o 1º: End Love จบรักสถานะเพื่อน (End of one-sided love)

o 2º: Lição de Amor เพราะรักควบคุมไม่ได้(Uncontrollable love)

o 3º: Círculo do amor โคจรรอบรัก (A órbita do amor)

E muito mais para vir no futuro.

Bom galera esse é o fim da nossa entrevista, espero que vocês tenham gostado e sempre fiquem por dentro acessando nosso site e nossas redes sociais.

Ficha TécnicaFunção
Marina VazTradução para o Inglês
AmandaTradução para o Português
Perguntas por:Bobby Ribeiro
Adaptação Para o Português:Bobby Ribeiro

What do you think?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
Avatar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

A TALE OF THOUSAND STARS: CONTANDO AS ÚLTIMAS ESTRELAS!

RESENHA – NEM TUDO SÃO FLORES, MESMO NOS CLICHÊS “ÁGUA COM AÇÚCAR”