Ah, a nostalgia! No dia 30 de janeiro é celebrado no Brasil o dia da saudade. Essa palavra, que apenas existe com seu significado pleno na língua portuguesa, faz a gente pensar, não é mesmo?
E é pensando nisso que num dia como hoje, é impossível deixar de lembrar daquelas séries BL que marcaram a gente alguns anos atrás, afinal elas deixaram saudades e, às vezes, até uma marquinha nos nossos corações. E é exatamente isso que eu vou fazer com essa lista! Então, vamos relembrar 2 BLs tailandeses e 1 BL chinês?
O saudoso 2 Moons
Quando eu falo de 2 Moons, estou falando da primeira versão, lá de 2017, essa aqui deixo saudades para muitos por aqui.
Você acompanha Wayo — que nessa versão é interpretado por Bas Pinnirat — um rapaz que é apaixonado por Phana — papel cumprido por God Thanit nessa versão — há anos. Carinhosamente chamado de Yo pelos amigos, o rapaz após ficar um ano afastado de seu crush, por ele estar no Ensino Médio e o seu bofe já ter entrado na faculdade, mas volta a encontrar com Phana quando ingressa na mesma faculdade que ele (e no mesmo curso também).
Para entender a história, precisamos entender que nas universidades da Tailândia existem um concurso de popularidade/beleza para os calouros, esse concurso em sua versão masculina se chama “Lua” e o vencedor se torna a Lua do seu curso e pode competir para se tornar a Lua da universidade.
Phana foi o vencedor anterior do concurso da Lua do curso e da universidade e é convidado a ajudar a lua do curso, que por acaso é Wayo, a se tornar a Lua da universidade. Com essa aproximação dos dois por causa da disputa, Wayo vê uma oportunidade de seduzir o seu querido veterano.
2 Moons é uma série que foi transmitida pela emissora GMM One e conta com 12 episódios de 45 minutos cada e é uma adaptação da novel “Moon Courting Moon” (em português: Lua cortejando Lua e em tailandes: เดือนเกี้ยวเดือน) escrita por Chiffon cake.
Para aqueles que buscam uma série nesse estilo, que tal dar uma olhadinha em Love in The Air?
Together With Me e a Saudade
Indo para a segunda nostalgia da lista, vamos falar de Together With Me. Esse aqui eu tenho muita propriedade para escrever sobre porque foi o meu primeiro e a gente sabe que o primeiro, a gente nunca esquece. E a saudade sempre bate ao relembrar do BL.
Together With Me é uma série spin-off de Bad Romance e conta o passado do casal secundário da série principal, porém Together With Me ficou tão famosa que ultrapassou sua série originária.
A série segue o casal Korn — com Max Nattapol o papel — e Knock — papel de Tul Pakorn — , dois amigos de infância que se reencontram no primeiro dia de faculdade e após as emoções do reencontro e uma noite de bebedeira, os dois tem uma noite ardente (e que cena de abertura meus amigos).
Mas tudo se complica no dia seguinte quando Korn descobre que Knock namora uma mulher, e convenhamos que Aim Satida desempenha um papel incrível como Plern Pleng pois é uma personagem que faz você passar raiva a cada cena que ela aparece.
Together With Me foi exibida pela Line TV no ano de 2017 e possui 13 episódios de 50 minutos cada. Quer ler mais sobre a série? Leia aqui a nossa review da série!
O nostálgico Addicted
A última série do nosso top 3: saudades é Addicted. Também chamada de Heroin, essa série chinesa que marcou muito os corações daqueles que poderiam dizer: “Quando eu cheguei aqui, era tudo mato” porque a bichinha é velha, por ser de 2016 é uma das primeiras séries BL a ser lançadas.
Falando um pouco do plot, Addicted segue a vida de dois estudantes universitários, Bai Luo Yin — personificado por Timmy Xu — e Gu Hai — interpretado por Johnny Huang —. Inicialmente, Bai Luo Yin é um estudante indiferente e Gu Hai é um aluno popular e extrovertido. No entanto, suas vidas mudam quando eles se tornam meio-irmãos por casamento após o casamento de seus pais.
Afinal, eles passam a ter uma rixa muito grande entre eles e começam a brigar e se provocar com pegadinhas. O motivo? Talvez minha memória esteja fraca, porque não me recordo com certeza, muito provavelmente surgiu de uma briga adolscente apenas.
Eu sempre acho legal lembrar que o nome Heroin é uma junção do nome dos personagens, o “ship” deles em chinês se traduz para cocaína, ao pé da letra.
Addicted é uma websérie, baseada numa novel de mesmo nome escrita por Chai Jidan, que foi cancelada em seu 15° episódio, então tenha em mente que os 20 minutos de cada um deles não foi o suficiente para trabalhar toda a obra original e por isso ela não tem um fim concreto.
Um último aviso importante: se trata de um relacionamento meio tabu pelos protagonistas serem meio-irmãos, mas também a obra tem temas sensíveis, portanto se quiserem ler procurem saber os gatilhos da obra.
Fica a recomendação do filme taiwanês “Seu Nome Gravado em Mim” para aqueles que buscam fugir um pouco das obras tailandesas e que aborda temas como homofobia e a questão LGBTQIAP+ assim como Addicted.
Como é bom ler sobre essas obras e matar a saudade, não é mesmo? Espero que você, assim como eu, tenha ficado com o coração quentinho das memórias dessas e outras séries. Aproveite e diga nos comentários qual das séries acima você já conhecia e qual foi sua primeira série BL!
Beijos nostálgicos!