Comunicação é a resposta!

Olá pessoas, feliz ano novo a todos! Que em 2024 possamos realizar todos os nossos desejos e que tenhamos um bom ano de vida! Bom, como podem reparar pelo título, vou escrever um pouco sobre comunicação e sua importância em um relacionamento. E quer melhor maneira de fazer isso do que através das telinhas?

Hoje, eu vou recomendar 2 séries japonesas que mostram como o diálogo e a comunicação são importantes dentro de um relacionamento para que possamos entender a pessoa que estamos nos relacionando.

O diálogo em In-House Marriage Honey

capa do dorama In-House Marriage Honey

A primeira série que eu vou comentar sobre é In-House Marriage Honey, também chamada de Shanai Marriage Honey, e é uma série de 2020 com 7 episódios de cerca de 25 minutos cada, da emissora MBS.

cena de In-House Marriage Honey

A série conta a história de um relacionamento falso, que ao meu ver tem ares de um casamento arranjado, entre Miura Manatsu — interpretado por Itagaki Mizuki — e Haruta Ami — interpretada por Matsui Airi —. O casal se conheceu através de um aplicativo de namoro, onde Miura havia deixado um anúncio que gostaria de casar com uma mulher no mesmo dia que a conhecesse. Haruta, que estava de coração partido e não via mais futuro em relacionamentos amorosos, decide aceitar o inusitado pedido, até mesmo para ver se conseguia alguma reação do ex-namorado.

cena de In-House Marriage Honey

Eles já começam a morar juntos, mesmo sem conhecerem nada sobre o parceiro. O que, para mim, história a parte poderia se tornar um filme de terror onde um psicopata persegue a mocinha numa rapidez tremenda. Tirando a minha morbidez momentânea de jogo, o plot twist vêm ainda no primeiro episódio: eles descobrem que trabalham na mesma empresa. Eles decidem esconder a relação dos colegas de trabalho devido a popularidade de Miura com as mulheres da empresa e também devido ao término de poucos meses de Haruta. 

cena de In-House Marriage Honey

E você que está lendo isso deve estar se perguntando: e a comunicação, cadê? Como eles começaram a relação de uma forma menos tradicional, a comunicação sempre foi importante para o relacionamento deles funcionar. Sempre dizendo o que gostam ou não e até em assuntos mais delicados como contar aos outros e tornar o relacionamento real.

Porém, não se enganem. A série possui pelo menos um momento íntimo do casal por episódio, pois os bichinhos tem fogo no rabo minha gente. E o foco principal é a garota tentando conquistar o rapaz, que desde o primeiro dia já ficou caidinho por ela, mas a comunicação desempenha um papel muito importante no relacionamento deles. 

Comunicação em Candy Color Paradox

capa do dorama BL Candy Color Paradox

Também chamado de Ameiro Paradox, Candy Color Paradox é uma série que iniciou sua exibição em 2022 e tem 8 episódios com cerca de 25 minutos de duração em cada também da emissora MBS. Embora a série tenha um enredo de inimigos a amantes, e um bem clichezinho diga-se de passagem, a série faz isso de forma muito inteligente.

cena do dorama BL Candy Color Paradox

O dorama acompanha Satoshi Onoe — interpretado por Kimura Keito —, um jornalista que trabalha numa revista semanal de fofocas, essa revista é focada em seus grupos de vigilância para obter furos de famosos. Inicialmente o protagonista trabalha em uma seção da revista que é mais voltada para escândalos políticos, porém após uma reestruturação das equipes, ele passa a trabalhar em outro setor com o fotógrafo Kaburagi Motoharu — interpretado por Yamanaka Jyutaro —.

A relação entre os dois começa conturbada devido a Satoshi secretamente ressentir Motoharu e o vê como uma espécie de rival e os dois entram em conflito quando começam suas atribuições conjuntas, ressentidos por terem que trabalhar juntos. Isso se dá pelas diferentes personalidades deles enquanto Satoshi Onoe se orgulha de suas habilidades de escrita e de seu senso ético, Motoharu Kaburagi é muito diferente: o fotógrafo tem maneiras pouco educadas e aborda o trabalho de maneira desordenada.

cena do dorama BL Candy Color Paradox

As diferenças entre os dois enquanto eles procuram por furos acaba por fazer os dois mostrarem suas qualidades para o trabalho e com isso, eles passam a se aproximar — até porque seria difícil ficar horas de tocaia com o seu “inimigo”, né? — e essa aproximação faz com que eles passem a sentir um interesse romântico um pelo outro. Um detalhe bem legal nisso, na minha opinião, é que em nenhum momento eles se rotulam e ninguém tenta rotular eles também.

cena do dorama BL Candy Color Paradox

E de novo vamos falar de comunicação, em Candy Color Paradox a comunicação se mostra especialmente importante para eles conseguirem se entender tanto no trabalho como na vida pessoal. Os dois a todo momento se lembram que pela relação deles, que inicialmente era uma indiferença mútua, não tem necessidade de mentir um para o outro.

E é justamente por essa sinceridade que o relacionamento deles vai melhorando e vão surgindo mais sentimentos entre eles. E essa transparência é tão importante entre eles que em um certo momento em que eles não se comunicam abertamente um com o outro ocorre uma briga e uma falha de confiança entre eles.

Ambas as séries proporcionam uma reflexão sobre como a comunicação, mesmo diante de desafios e diferenças individuais, é a chave para o entendimento mútuo e o crescimento emocional nos relacionamentos. Essas histórias não apenas entretêm, mas também destacam valiosas lições sobre a importância da comunicação eficaz para o sucesso e a durabilidade dos relacionamentos interpessoais.

Que em 2024, possamos aplicar esses aprendizados e fortalecer os laços que compartilhamos em nossas vidas!

What do you think?

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Mos & Bank & Fong & JJ Chegam ao Brasil em 2024 para um Encontro Inesquecível com os Fãs

    “Cooheart e os Desafios dos Atores LGBTQIA1 nas Séries Boys Love”