Feliz Ano Novo! De novo…

Crédito: Asia Society

Feliz Ano Novo! De novo...

Que o ano só começa depois do carnaval o brasileiro já sabe, mas que temos dois Anos Novo, isso acho que ele não sabia!!

Primeiro de tudo, Feliz Ano Novo Lunar meus querides! Se você também achou que janeiro valeu por uns três meses, eu tenho uma boa notícia: Vamos recomeçar, de novo! O que marca o fim de ciclo? A virada da meia noite? Os fogos? A festa?

O Ano Novo Chinês ou o Ano Novo Lunar, é uma data adotada por diversas nações do oriente que seguem o calendário chinês. Apesar do nome ser conhecido como Ano Novo Chinês, o evento não é adotado só pela China, outros países como a Tailândia, Mongólia, Pérsia, Indonésia e  Coreia do Sul e do Norte também aderem.

O que é o Calendário Chinês?

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, é indicado pelas fases da lua e posição do sol. Esse tipo de calendário visa harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua por meio de um ajuste periódico. Segundo estudos do assunto, os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder aos 365 ou 366 dias do ciclo solar são introduzidos há um mês extra, o chamado 13º mês lunar.

Outra característica é que valoriza bastante a astrologia e a cada doze anos o ciclo recomeça, por isso a contagem do signo é diferente, por ser contato a partir do ano e não do mês de nascimento.

Credito: KarmaWeather

Lenda do Ano Lunar

Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou os animais para uma festa prometendo uma surpresa aos que fossem; apenas doze animais compareceram e foram esses os que ganharam um ano conforme a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; o Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); o Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, o Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão e o Porco ou Javali.

Crédito: Blog Montalvo e as ciências do nosso Tempo

O evento se inicia na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário, assim a festa nunca é comemorada no mesmo dia, esse ano é 10 de fevereiro e será o ano do Dragão.

Adicione o texto do seu título aqui

A celebração desse evento tem duração de 15 dias, esse foi um dos primeiros choques que um amigo chamado Emerson Pereira, teve quando viajou para a China; ele disse: “No Brasil a correria para o ano novo já começava no Natal para minha família, e aqui tem uma pequena folga entre os eventos, mas a chegada do ano novo e um pouco mais difícil do que colocar a camiseta branca e estourar o champanhe”.

Segundo a chinesa Liu Fei, esposa do Emerson, as tradições não sofreram muitas alterações nos últimos anos. Durante os quinze dias de celebração existem vários eventos, como não comer carne durante um dia todo, prestar homenagens aos antepassados e deuses, receber os agradecimentos dos filhos e fazer as oferendas ao Imperador de Jade.

O fim da celebração é marcado pelo Festival das Lanternas — o que seria a virada do ano para nós —, eles usam as roupas em vermelho, pois se acredita que atrai boa sorte e afugenta os maus espíritos.

Crédito: Asia Society

Ano Novo Chinês no Brasil

Em 28 e 29 de janeiro de 2006, o Ano Novo Chinês foi apresentado pela primeira vez no Brasil, em local aberto, organizado pela JCI Brasil China, com um público aproximado de 160 mil pessoas, tendo como principal atração o desfile do dragão, sem contar a feira de comidas típicas.

Desfile na Liberdade Crédito: Click Guarulhos

Com a popularidade do evento, as celebrações da chegada do Ano Novo chinês foram inseridas em 2007 no calendário oficial de festividades da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo (Lei nº 14.334/07). A festa é o maior evento público realizado pela comunidade chinesa no Brasil, sendo não somente destaque na mídia nacional, mas também na mídia internacional, fortalecendo as relações entre a China e o Brasil.

Previsões para o Ano do Dragão

Conforme o Horoscopo etc esse ano,“pode ser de muita descoberta e disposição, incentivando todos nós a perseguirmos nossos sonhos com paixão e responsabilidade”.

Não deixem de conferir outras matérias e nos acompanhe nas redes sociais!

Beijos e Beijos, Kim Nana.

What do you think?

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    escritor

    Os primeiros passos de um escritor – C.1

    love for love´s sake Instagram

    LOVE FOR LOVE’S SAKE: Entrando na Zona de Supremacia dos BLs coreanos.