REALLY LILY? – MORANGOS E BEIJOS DO DESTINO.

É um curta metragem GL coreana. Foi ao ar no dia 21 de junho de 2019, estreada na Style Life TV. O filme possui 6 minutos de duração e um enredo direto, contando a história de duas amigas e um provável amor – não tanto assim – platônico.

O filme não dá muitas informações sobre o elenco em geral, tampouco explicações de algumas pontinhas soltas no enredo, mas deixa explícito a situação e sentimento dos personagens. Todas as informações básicas que temos foi graças à entrevista com os autores, publicada na conta oficial da SLTV do YouTube.

As poucas linhas no filme são divididas para cinco atores, o foco específico da história; Eun JeongEunjeong Kim (Kim Mina), Yeo JeongYeojeong Han (Jeong Joohee), Junijeol Baek (Homem virgem 1), SonhoSeonho Kwon (Homem virgem 2), Hwan HeeHwanhee Lee (Atendente e virgem 3).

Resumo do GL:

O amor platônico de Jeong Joohee por sua amiga Kim Mina durou anos por sua falta de confiança e coragem para se declarar, alimentava seus sentimentos com alguns presentes e brincadeiras, tais como um bracelete e encontros numa cafeteria. (In)felizmente, as duas amigas se deparam com uma situação desagradável de homofobia enquanto conversavam e acabam agindo por impulso, causando declarações inconscientes e esclarecimentos.

(texto: Asys)

Confira o teaser oficial!

O filme começa com Mina olhando os docinhos na vitrine e escolhendo um Latte Gelado, seu vestido é amarelo e quadriculado, e a maquiagem básica deixou seu figurino muito lindo e expondo um pedaço agradável de sua personalidade. O atendente, por outro lado, usava o uniforme do estabelecimento e parecia completamente interessado por Mina.

Em seguida temos o corte de foco para dois homens conversando — virgem 1 e virgem 2 —, estavam fofocando sobre alguma menina, um tom totalmente debochado. Segundos depois temos o retorno da atenção para Mina, que está recebendo seu pedido, o atendente inicia outra conversa além e explica o significado do docinho de morango, insinuando em tom de paquera que seu significado é o clichê “beijo do destino”, Mina percebe seu flerte mas não se importou. 

A câmera volta para os dois amigos que estavam conversando sobre roupas, e enquanto conversavam sobre viagens a imagem de Mina provando o doce de morango e olhando pensativa para o bracelete em suas mãos captura a nossa atenção. Nesse momento temos a entrada de Joohee, puxando o bracelete e reclamando por Mina não estar usando-o novamente, Mina retruca se deveria usá-lo até mesmo em um dia de calor, esperando pacientemente que sua amiga terminasse de amarrar a pulseira em seu pulso.

A conversa entre as duas é como qualquer outra dupla de amigas, Joohee insinuou um beijo enquanto falava que se atrasou porque sempre há motivos românticos entre um garoto e uma garota nos dias quentes de verão. Indignada com a resposta, Mina a empurra e acidentalmente suja a boca de Joohee com creme de morango, ela usa seu próprio polegar para limpar e lamber de seu dedo, achando a situação engraçada, Joohee brincou pedindo um beijo fazendo Mina rir envergonhada.

A cena corta para os dois amigos anteriores, julgando a quantidade de mulheres homoafetivas nos dias atuais, deixando explícito o quanto o termo “lésbica” é desagradável e nojento para eles. Rapidamente atraíram a atenção de Joohee, que se levantou para rebater a indireta (quase direta) dos rapazes. Nesse momento, o homem de chapéu (virgem 1) responde de forma irônica “vocês formam um… belo casal. Satisfeita?”, testando o autocontrole de Joohee, em seguida o rapaz de óculos (virgem 2) acrescenta a clichê oração que muitas já escutaram “Ouvi dizer que meninas que nunca provaram homens acabam virando lésbicas” como piada, fazendo ambos rirem. E é nessa linha que Joohee os rotula como virgens, e com a reação exagerada dos dois valida seu julgamento. 

O plot por trás do título começa nesse instante, quando o homem de chapéu se levanta do banco e ameaça estapear o rosto de Joohee mas é contra-atacado por um tapa em seu rosto por ela, fazendo-o cair com o nariz sangrando. Seu amigo de óculos tentou intervir e ajudar, mas foi igualmente afetado, mas dessa vez por um apertão em suas bolas. O homem de óculos se levanta novamente, completamente irritado por apanhar e pronto para se vingar, mas é nocauteado várias vezes por Mina, que usava um ramo de Lírios para atingi-lo sem parar, espalhando pedaços da planta por todo o local e atraindo mais ainda a atenção das outras três pessoas que estavam na cafeteria (o atendente e mais duas mulheres).

Mas Asys, o que exatamente seria o plot por trás do título? É exatamente aquele materialzinho que nem todos prestaram atenção, o próprio Lírio!

A palavra “Yuri” (百合) em japonês significa lírio e passou a estar associado na cultura pop japonesa ao lesbianismo. O termo Yuri está associado ao mundo lésbico a muito tempo, mas foi consagrado após um redator de uma revista gay dos anos ’70 usar o termo “yurizoku” (百合族), enquanto a “barazoku” (薔薇族) se referiria aos homens homoafetivos.

Incrível, não é mesmo? O curta-metragem ter feito essa referência foi muito bom e deixou tudo mais carismático e lindo. Fazendo valer a pena aqueles 6 minutos assistindo. 

Voltando para a cena~~ Joohee rapidamente puxou Mina para o seu lado, preocupada de que estaria machucada, ao mesmo tempo os dois amigos se ajudavam para tentar escapar do local. Insatisfeita com as abobrinhas dos rapazes, Joohee responde “Provar homens? Vão mamar na mãe de vocês”, mas além do lacre da Deusa, o que deixou todos surpresos foi que ao perguntar retoricamente “lésbicas? O que há de errado com lésbicas?”, Mina, que ainda estava se recuperando da emoção, voltou a se pronunciar com “Isso mesmo. Qual é o problema? Ela é minha namorada, e daí?”.

A mudança da trilha sonora, que mesmo sendo só algumas músicas são incrivelmente adaptadas, deixou tudo mais engraçado e fofo. Percebendo que soltou o que estava pensando em voz alta, Mina voltou a se sentar no sofazinho completamente envergonhada, Joohee teve a mesma reação e sentou-se ao lado. Felizmente Mina soube quebrar o gelo e esticou o braço, dizendo que o bracelete deveria ser amarrado mais forte para nunca soltar.

A fotografia dessa cena é inexplicavelmente bonita, a maneira em que Mina olha para Joohee como se tivesse guardado o que realmente sentia pela amiga por muito tempo, mesmo sabendo que era recíproco, e o jeito que Joohee devolve o olhar um tanto hesitante e relembrando de quando Mina havia dito que não usara por causa do calor. A tensão e sentimentos profundos numa só cena foi capaz de simpatizar com inúmeras pessoas que também assistiram, a semelhança entre duas pessoas que se amam mas são inseguras demais para dar o primeiro passo da confissão, ou até mesmo a autossabotagem de desviar os próprios sentimentos foi tão bem representado que deixou todos orgulhosos com o progresso da indústria coreana ao fazer tais projetos.

O ponto de Joohee é rebatido por Mina com a pergunta super direta, provando que ela já sabia sobre os sentimentos da amiga: “Isso não era para ser coisa de casal?”. Sentindo como se tivesse pega no flagra, Joohee ri envergonhada e rouba um beijo de Mina, confirmando seus sentimentos, mas esse pequeno ato não foi suficiente para acalmar sua insegurança e ao tentar se levantar para ir embora arrependida, foi segurada por Mina e beijada novamente, ao contrário de Joohee, Mina não deixou a vergonha ou timidez prendê-la e colocou todos os seus sentimentos no único ato de beijar a pessoa que amava.

Mas claro que eles não poderiam perder o humor, mesmo a cena sendo perfeitamente elaborada e bonita, o corte mudou para os dois homens homofóbicos machucados olhando as meninas pela janela, as Deusas brilharam novamente e mostraram o famoso “dedo do meio”, rindo dos gestos de ameaças do homem de chapéu. 

O final foca no atendente da cafeteria olhando confiante para os docinhos de morango, deixando claro que ele acreditava completamente na teoria do significado dos doces. Enfatizando o beijo do destino e a fortuna enquanto comia satisfeito. Nos últimos segundos temos a informação de ele ser o terceiro virgem! Kkkk

A obra é perfeita para assistir em nossos intervalos dos afazeres, ou até mesmo quando estiver maratonando doramas e animes. A indústria de GL/YURI vem sendo cada vez mais valorizada, os conteúdos estão ficando cada vez melhores e bem cuidados. Ter essa atenção no gênero está sendo um alívio para os fãs que precisavam se contentar com pouquíssimas coisas. Qual a opinião de vocês sobre essa validação e atenção? Assistam o filme e voltem para comentar o que acharam! Vou adorar debater sobre a temática com vocês! 

(CR. ALL PHOTOS: YouTube)

What do you think?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
Avatar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

[…] REALLY LILY? – MORANGOS E BEIJOS DO DESTINO. […]

[…] que “Amor é Amor” e nada mais importa, perfeito para um dia como esse. Aqui no site, temos uma resenha mega completa que fala sobre o […]

on doorstep

“On Doorstep”, Clichê Com Uma Pitada de Desastre

Lee Hi: É IMPOSSÍVEL SER FELIZ O TEMPO TODO.