Nome verdadeiro: Lee Ha-Yi
Nascimento: 23/09/1996 (25 anos)
Nacionalidade: Sul Coreana
A HISTÓRIA DE LEE HI
Lee Hi começou sua carreira com 15 anos, participando da primeira edição no programa Kpop Star da SBS, como se fosse um The Voice. Conquistando o segundo lugar na final, em 2012, foi recrutada para a YG Entertainment.
Seu debut aconteceu em outubro daquele mesmo ano com seu single 1.2.3.4. que apesar do que se esperava não teve o sucesso idealizado, principalmente por se tratar de um debut de uma pessoa que estava nas mídias como ela.
Lee Hi e o Setembro Amarelo
Lee Hi fazia parte de uma das empresas da “BigThree”, a pressão começa aí. No cenário musical há muita concorrência então podemos imaginar vários problemas sociais que ela pode tido ou ter, mas, é realmente difícil de observar, por isso acredito que as mensagens em suas músicas podem ser uma prova do que acontece e não está sendo mostrada.
Sabemos que no Kpop muitos artistas passam anos como trainees, antes de conseguir o tão sonhado debut. Lee Hi foi a exceção a regra. Após ter chegado à final da competição, logo fez seu debut, isso, colocou ela em um estágio diferente dos outros. E, sabemos o que é se sentir diferente, como se não pertencesse ao grupo.
Em 2015 aos 19 anos de idade ela lançou Breath, comeback produzido pela empresa do Tablo, do EpikHigh.
Todas a letra causaram uma forte impressão tanto nos fãs quanto nela, que anos mais tarde abriu seu coração. A canção é sobre a dificuldade de respirar. O ato de respirar é tão forte em nossa consciência, que o fazemos mesmo inconscientemente. Portanto, ter a sensação de perder a respiração ou a dificuldade é assustador. E, o maior problema é quando você não tem ninguém para lhe ajudar.
Tudo bem se a sua respiração ficar um pouco curta
Ninguém vai te julgar
Você pode cometer erros de vez em quando
Todo mundo erra
Se eu te disser que está tudo bem
Eu sei que são apenas palavras
Parece um pouco pesado para uma garota que começou a ter o sucesso e nem completou 20 anos. E, a história por trás de todo esse spotlight foi revelada no programa do JYP: Party People em outubro de 2017.
A música não é uma composição própria da Lee Hi, foi produzida pelo Tablo e composta pelo Jonghyun do Shinee, que faleceu em dezembro 2017.
A morte dele assim como muitas outras que apareceram e aparecem vão marcar algumas pessoas, com a Lee Hi, não foi diferente.
Você percebe isso na premiação de fim de ano de 2017, onde ela performou Breath em homenagem ao amigo e compositor, Jonghyun.
A morte dele ainda me afeta a ponto de não conseguir ouvir as antigas músicas do grupo ou álbum solo dele. Mas isso não vem o caso.
Em 2020, Lee Hi deixou a YG e se juntou a AOMG e lançou Holo, outra música que traz os sentimentos que não vimos pela transição que aconteceu.
E eu vou parar de chorar, parar de sentir
Parar de pensar em você, meu amor
Não vou mais chorar, vou me liberar agora
Vou cuidar mais de mim
E eu vou parar
Eu sou mais do que ele, ele é mais do que eu
É importante ser melhor?
Depois de sofrer por muitos dias
Finalmente entendi
Os problemas não escolhem as pessoas. Famosas ou não.Todos temos problemas. Dias bons e ruins. Precisamos de pessoas para nos amparar nos dias difíceis e comemorar nos dias felizes.
Não se sinta sozinho. Você não está!
Se precisar, ligue 188.
(CR. TEXTO: Kim Nana)
GIPHY App Key not set. Please check settings