Tailândia: Histórico e Eleição

Pita Limjaroenrat, candidato ao cargo de primeiro-ministro da Tailândia

No domingo, dia 14/05, ocorreram as eleições para a escolha do 30° parlamento da Tailândia, quando ocorreu uma vitória histórica para a democracia tailandesa. Quer entender mais? Siga lendo esta matéria.

A Tailândia é um país que adota o regime de monarquia constitucional, o que significa que o país possui um primeiro-ministro — que atua como chefe de governo — e um rei — que atua como chefe de estado —. Mas, o país passou por alguns momentos em que estavam debaixo de ditaduras militares, como acontece atualmente. No ano de 2014, ocorreu um golpe militar, que levou a Tailândia a estar em um governo ditatorial até hoje. 

Atual ditadura

Um dos grandes problemas gerados pela atual ditadura e o atual rei, são ligados aos protestos contrários ao golpe ocorrido. Na Tailândia existe uma lei conhecida como “lesa-majestade”, essa lei tem por propósito prender opositores ao rei e também a família real. Desde os diversos protestos ocorridos em 2020, essa lei vem sendo amplamente aplicada em opositores ao regime ditatorial utilizando o discurso de que, ao criticarem o governo militar, consequentemente estariam criticando a monarquia.

Controversas reais

Discursos críticos e manifestações contra a monarquia tailandesa também ocorreram, afinal o rei Maha Vajiralongkorn, também conhecido por Rama X, tem um histórico bastante controverso, um dos episódios mais famosos ocorrendo em 2020, o rei viveu por meses em um quarto de hotel de luxo na Alemanha com cerca de 20 mulheres, sendo esse grupo de mulheres até mesmo conhecidas como o “harém” do rei.

Outro episódio que é amplamente criticado foi uma aparição do rei com uma camiseta tipo cropped, pois as leis voltadas às vestimentas estudantis são extremamente rígidas,  sendo até mesmo noticiados acontecimentos em que alunas foram humilhadas publicamente por descumprirem as normas.

As manifestações

Em 2020, protestos liderados majoritariamente por estudantes, emergiram em todo o país, pedindo por reformas na monarquia e no governo. Nesses protestos, um dos principais símbolos de resistência era o símbolo de Jogos Vorazes, os três dedos para cima, devido a popularidade da saga no país e também o teor político incutido nos filmes.

Manifestantes protestando contra o governo da Tailândia em 2020, usando o símbolo de Jogos Vorazes
Manifestantes protestando contra o governo em 2020 (Reprodução: Gemunu Amarasinghe/AP)

Manifesto

No ano de 2020, junto com a onda de protestos, a BLB juntamente com a AIIGO! Doramas publicou um manifesto em prol da democracia tailandesa. No vídeo, há também um histórico com mais detalhes do histórico da política na Tailândia.

Eleições de 2023

Como citado na introdução desta matéria, no dia 14 deste mês ocorreram as eleições para o parlamento tailandês. Para esta disputa, estavam no páreo 3 partidos: Move Forward, Pheu Thai e United Thai Nation. Os dois primeiros são partidos pró-democracia e ficaram com um grande número de assentos no congresso talandês, mas com a constituição de 2014, existe um favorecimento de partidos com ligação militar.

Com a vitória do partido Move Forward nas urnas, Pita Limjaroenrat — presidente do partido — se pronunciou no twitter dizendo que está pronto para assumir o cargo de primeiro-ministro. 

Vale ressaltar que a escolha de primeiro-ministro ocorre de forma indireta, pelo parlamento, ou seja, ainda não foi escolhido um novo chefe de governo.

Para a escrita dessa matéria, foi-se utilizado a matéria Partidos pró-democracia vencem eleição da Tailândia do jornal Deutsche Welle.

What do you think?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
Avatar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Avanço do acolhimento de refugiados LGBTQIA+

7 dias para o dia dos namorados, literalmente!