O QUE SERIA DOS BLS SEM OS MAL-ENTENDIDOS?!?!

Estava eu interagindo no Twitter da BLB com um/uma seguidorE e ela/ele comentou sobre a falta de diálogo entre os casais de BL, que se houvesse conversa muitos problemas seriam evitados. E isso me lembrou que já se discute há muito tempo no tt sobre esta questão. Por isso resolvi escrever a respeito e dizer o que penso disso tudo. À nossa seguidora/seguidor, muito obrigado por me despertar para o assunto e desculpe não divulgar teu @, não consegui achar o comentário e não me recordo do user, mas se ler esta matéria deixe um comentário. Mas a grande questão é: existiria BL sem os mal-entendidos?

google imagem

Você que assiste telenovelas, minha cara leitora, ou mesmo lê novelas, já percebeu que elas são repetitivas, mais ainda se tratando daquelas televisionadas. As que são exibidas na TV, na verdade, só mudam os títulos, os nomes das personagens, às vezes as locações e mesmo aquelas que nos parecem ao primeiro momento inovadoras, se bem analisadas não diferem tanto assim do molde estabelecido. Elas são pensadas para que os telespectadores fiquem presos na trama e em alguns casos isso não leva em consideração a qualidade.

google imagem

É necessário que se saiba que as telenovelas são uma mutação do gênero novela. Esse subgênero tem suas próprias características. Novelas e telenovelas não são uma coisa só, ou uma mera transposição do texto escrito para a TV. A novela é um gênero literário com muita história, já as telenovelas são mais recentes e seus textos normalmente são exclusivos, já pensados para irem para televisão. Exceções quando se adapta um texto literário para a TV.

AS NOVELS BL

As novels BL’s é um gênero bem específico, normalmente escrito por mulheres para outras mulheres e que aborda uma relação LGBTQIAP+, geralmente entre rapazes, mas não as chamamos de novels gay, porque suas características narrativas são bem específicas: em relação às tramas, a cosmovisão, como as relações dos casais são abordadas, a presença ou não de determinadas personagens que são corriqueiras, os finais e tal. Pensadas para um público determinado, inicialmente, apesar de ter mudado hoje em dia, sendo consumida pela comunidade LGBTQIAP+ como um todo, elas atendem às expectativas do mesmo.

google imagem
google imagem
google imagem

Habitualmente elas não têm textos com grande camada de profundidade, com muita preocupação em um desenvolvimento psicológico das personagens, por exemplo, ou nos enredos como um todo. São simples e se repetem as mesmas histórias dentro de um molde determinado com alterações, muitas vezes, apenas de quem vai participar da narrativa, ambientação e coisas do tipo.  São narrativas simplórias no geral, mas claro que sempre há exceções à regra.

Quando digo que são “simplórias” não o faço como algo pejorativo, como se não tivessem valor estético, ou qualidade. Falo no sentido das próprias qualidades deste tipo de texto. A simplicidade é característica das novels BL, são pensadas assim e atendem a ansiedade das pessoas que as lê, que muitas vezes ficam furiosas/furiosos quando há alguma que sai do roteiro que se espera, então vão esbravejar no tt por isso.

Leiam também a resenha de seu nome gravado em mim

Ora, eu não posso esperar ou exigir de uma novel BL a mesma qualidade de um romance de Machado de Assis, a profundidade de um conto de Clarice Lispector, ou mesmo a complexidade textual de um Guimarães Rosa. Seria absurdo porque não é uma característica dela, mas nada impede que aconteça, só depende da capacidade e desejo de quem escreve. Chamamos esses textos de “novel” que no inglês denomina “romance”, no entanto, elas não são romances, mas novelas, por causa das características gerais que têm. Por exemplo: uma das qualidades das novelas, independentemente de serem BL ou não, é a simplicidade do enredo, salvo exceções.

google imagem

AS SÉRIES BL

Finalmente chegamos naquilo que normalmente temos acesso, pela facilidade, as séries BL. Essas geralmente são adaptações das novels BL e como adaptações elas serão moldadas ou remodeladas naquilo que é necessário para se adequarem para a transmissão na TV ou streaming. Então aquilo que já era simples, às vezes, tem que ser enxuto ainda mais para a série, é necessário preparar um enredo fiel ao texto base ou com modificações, o que gera muitas brigas no tt, não vi só uma.

As narrativas novelescas seguem uma ordem cronológica (tempo) crescente, sempre indo para um desfecho esperado ou não, tendo em certos casos flashbacks para contribuir com a história. Nesse percurso todo até o final é necessário, no texto escrito e mais ainda nas adaptações para séries, que a/o leitorE e telespectador fique preso na história, esteja ansioso para o que vem depois.  

Os mal-entendidos, complicações das situações que se resolveriam com uma simples conversa, são um recurso usado para dar prolongamento para a narrativa. Assim a gente fica odiando quando Xavier em vez de dizer que quer ficar com Mico, em “hello stranger”, busca situações-problemas que o impedem. Porque Caio não falou pro Gavreel que o ex dele, Terrence, tinha entrado em contato com ele falando várias coisas do relacionamento dos dois, o que gerou dúvidas nele (Caio) sobre as verdadeiras intenções de Gavreel? E tantas outras situações que se repetem nos BLs. Ora, amades, se eles falassem, se tivessem uma DR o que seria da história? São esses pontos de instabilidade que dão progresso para ela.

google imagem
google imagem

Toda a narrativa vai acontecendo com alternâncias entre os momentos de estabilidade (sem problemas) e instabilidades (os problemas) até o final, que normalmente é um ponto de estabilidade; olhem o casamento de  Bun e Tann  no final de Manner of Death, final feliz, momento de estabilidade, mas antes disso sempre tinham momentos com problemas seguidos de momentos de calmaria e vice e versa, eis a novela. Essas situações, no geral, poderiam ser resolvidas com um diálogo aberto e sincero, mas aí não teria mais nada para ser contado, dependendo da criatividade da autora.

goole imagem

Também em grandes romances ou novelas não BL se dá assim, mas esses gêneros dispõem de mecanismos que os permitem ir além, para as novels BL é suficiente uma progressão simples da história sem grandes preocupações, apenas situações leves e gostosas de ver ou ler. Mas claro que dá raiva de certas situações, a gente só falta entrar no computador e dar na cara dos protagonistas. No entanto, vamos nos conformar e continuar nossas séries, porque sem os mal-entendidos não há BL.

What do you think?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
Avatar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

[…] Leia também “o que seria dos BLs sem os mal-entendidos? […]

[…] hoje vamos falar de um assunto  que todos amam saber e comentar: séries asiáticas, do gênero Boys Love. Em especial de uma que tá dando o que falar, sem mais delongas, vamos começar nosso diálogo […]

[…] vamos falar de um assunto  que todos amam saber e comentar: séries asiáticas, do gênero Boys Love. Em especial de uma que tá dando o que falar, sem mais delongas, vamos começar nosso diálogo […]

SEU NOME GRAVADO EM MIM! “Por que é pecado amar alguém?” – RESENHA CRÍTICA!

“CHERRY MAGIC”, O TOQUE DO AMANTE – RESENHA CRÍTICA